A importância do cliente interno

Sempre que consideramos o termo “cliente” tendemos a associá-lo à pessoas que não fazem parte da empresa, aqueles que buscam o nosso serviço ou produtos. Esse tipo de cliente é conhecido como cliente externo. Mas, e quando se trata de clientes internos

Clientes internos são nossos colaboradores, a nossa equipe, nossos funcionários.  São eles os responsáveis por gerar os bons (ou maus) resultados da empresa. E por que eles são chamados de clientes internos? Porque eles também são clientes com necessidades e expectativas como os nossos clientes externos.

 

Eles fazem parte do capital humano da empresa.  Por isso, nossos clientes internos merecem e precisam ser considerados como um fator relevante, eles fazem parte de todo o processo que contribui efetivamente para o sucesso da organização. Eles necessitam de um estado de satisfação superior, capaz de comprometê-los com os objetivos da empresa.

É de suma importância reconhecer o funcionário como sendo o primeiro cliente da organização, isso despertará nele o sentimento de ser parte fundamental na realização dos objetivos individuais ou da equipe, aumentando sua valorização pessoal e profissional. Somente clientes internos satisfeitos e comprometidos com o sucesso da empresa são capazes de satisfazer e envolver clientes externos.

Invista no seu cliente interno. Lembre-se que nem sempre investir significa gastar dinheiro. Adote, dentro das viabilidades, práticas de reconhecimento que valorizem o funcionário. Agregue valor a ele, seja em benefícios, plano de carreira ou mesmo uma aproximação mais informal, deixando-o à vontade para expor ideias, etc. Certamente ele devolverá este investimento com bons resultados.

Afinal, sua empresa precisa estar muito bem estruturada para funcionar, pois a eficiência dos clientes internos é o seu know-how, e esse é um diferencial que os clientes externos tanto consideram, mesmo sem perceber. 

Marcela A.