Começo de ano é sinônimo de motivação e inspiração, e ao mesmo tempo é sinônimo de movimento fraco. Todo ano nós costumamos dar uma chance ao ano novo e acreditamos que esse ano será melhor, porém quase todos os anos começam da mesma forma: com o movimento fraco, vendas diminuindo, menos faturamento. Esse ano não está sendo tão diferente disso para grande parte dos negócios ativos no Brasil.
Nós não podemos atribuir toda a culpa dessa crise no mundo dos negócios apenas ao começo do ano, afinal 2014 não foi um ano muito bom economicamente falando. Para os empreendedores, e até mesmo para o público em geral, o ano passado poderia ter sido muito melhor. Mas, momentos de crise apesar de oferecerem riscos, também oferecem oportunidades.
O mais difícil mesmo é saber reconhecer, em meio a faturas a pagar, estresse e desmotivação, o que realmente é oportunidade e o que apenas parece ser. Ainda assim, o que de melhor uma crise pode oferecer é a oportunidade de fazer uma autoavaliação e uma reflexão sobre a situação atual de seus negócios. Para tal avaliação é muito importante pensar em três tópicos: o problema, o cliente e a solução.
Esses três tópicos estão diretamente ligados, são complementares.
Quando pensar sobre o problema, você precisa se perguntar: essa crise de vendas é geral ou está acontecendo apenas com você? Os clientes estão te procurando? Ou eles nem estão mais indo até você?
Essas perguntas são importantes para que você possa saber o mais exatamente que for possível qual o motivo da crise. Ao pensar no cliente, você deve questionar se o atendimento dado a ele está sendo o melhor que você pode oferecer, deve perguntar ao próprio cliente quais as expectativas dele com seus negócios, e por fim deve ter sempre em mente que dependendo das proporções dessa crise econômica, seu cliente também pode estar tendo problemas em seu ambiente de trabalho, e isso cria um ciclo onde todas as áreas de negócios acabam tendo queda de faturamento e isso afeta inda mais a estrutura do mercado consumidor. Por fim, ao pensar na solução para esse momento de crise é preciso saber investir, e ainda mais importante é preciso saber cortar gastos. Avalie seus gastos e veja quais pontos podem ser cortados ou pelo menos reduzidos.
Por mais difícil que seja fazer esses cortes, em momentos de crise eles podem garantir a sobrevivência de seus negócios.
O mais importante é lembrar-se que são em momentos de crises que nós também crescemos, por isso tenha força e não desanime! Por mais árduo que esses momentos pareçam, nenhuma crise dura pra sempre se você souber administrá-la.
Marcela A. Webwriter/2Make Soluções