Ao pensarmos em marketing quase todas às vezes associamos o assunto com o ambiente externo da organização, pensamos na concorrência, no mercado, nos clientes externos, etc. Mas, o que muitos empreendedores se esquecem é de que o marketing também deve ser feito dentro da organização, considerando assim o ambiente interno da mesma.
O Endomarketing engloba basicamente estratégias do marketing convencional juntamente com estratégias dos recursos humanos, ele está diretamente ligado à comunicação interna da organização e a visualizar todos os seus funcionários como clientes. Afinal, é preciso primeiro vender seu produto para seu próprio pessoal para que depois este seja vendido ao cliente externo, assim seus funcionários se tornam aliados nos negócios, preocupando-se com o desempenho da organização e com o sucesso da mesma.
Ao adotar essa forma de marketing você poderá além de vender o seu produto ao seu cliente interno, também terá sua opinião sobre o mesmo e suas expectativas, e isso é uma mão na roda, pois além de ser seu cliente interno, seu funcionário poderá lhe passar a opinião real que o consumidor em geral percebe sobre o seu produto ou serviço e a partir dessas informações você pode melhorar e até corrigir o que for necessário no que vem oferecendo.
O Endomarketing pode ajudar você a observar se seus funcionários estão realmente felizes no local de trabalho, pois o que eles sentem reflete diretamente no clima interno da organização e principalmente na qualidade dos produtos e serviços. Essa estratégia de marketing visa mostrar a seus funcionários o quanto cada um deles tem um papel importante dentro dos seus negócios e além da sua própria importância, isso garante um bom ambiente de trabalho e sem dúvida nenhuma uma equipe comprometida e dedicada.
Lembre-se que é preciso primeiro ter sucesso dentro da organização, ter um ambiente de trabalho satisfatório, uma equipe motivada e principalmente clientes internos felizes, afinal é dentro da organização que o sucesso começa.