Muitas dúvidas aparecem quando se fala em empreender. E talvez a primeira delas seja: Eu tenho perfil empreendedor? Se não tenho, posso desenvolvê-lo? Vamos pensar um pouquinho sobre isso…
Todos temos perfis comportamentais predominantes que podem influenciar no modo de agir, de tomar decisões, de encarar responsabilidades, etc. E, inclusive, muitos têm um perfil de líder, que facilita muito no momento de começar a construir um empreendimento.
Ter o seu próprio negócio está se tornando cada vez mais o sonho de todos nós.
Jovens ou não, o fato é que muitos querem deixar de ser subordinados no mundo dos negócios. Muitos querem tirar suas ideias do papel e realizar seus sonhos.
Ser empreendedor está sendo para muitos a melhor opção de como seguir com a carreira e com a vida.
É fácil se tornar um empreendedor?
Quero contar um pequeno fato que me aconteceu ontem. No meio da tarde, com vontade de comer pão francês, fui até a padaria que fica bem em frente ao prédio onde moro. Comprei o pão e um doce que parecia muito saboroso. Paguei a conta e logo que atravessei a rua de volta para casa, fui “abordada” por duas pré adolescentes, para não dizer, duas crianças. Ambas carregavam uma pastinha nas mãos, usavam máscaras. Uma delas carregava um recipiente de álcool.
— Boa tarde, moça — disse a menos tímida. Poderia comprar um dos meus desenhos?
Eu ainda sem entender muito bem do que se tratava, perguntei se ela fazia os desenhos e se eu poderia vê-los.
Muito alegre foi me mostrando um a um. Desenhos simples, feitos em uma folha de papel comum. Um cachorrinho, um elefante, um gato e um pudim.
Desenhos que me encantaram. Não porque eram lindos, mas havia neles um propósito, um desejo, uma esperança.
Perguntei o valor e elas disseram juntas: — Qualquer quantia que queira pagar.
Escolhi o “pudim” (foto de ilustração desse texto).
Entreguei a elas uma nota de 5 Reais, e com carinhas de surpresa, agradeceram muito e disseram que nunca haviam pago tanto pelos seus desenhos, ou seja, só pagavam com algumas moedinhas, isso quando aceitavam ouvi-las e ver os desenhos.
Senti que se sentiram valorizadas e motivadas. Fui para casa pensando que ali estavam duas pequenas empreendedoras. Certamente não sabem o significado da palavra, mas ainda assim, são!
Ser empreendedor pode ser relativamente fácil, mais para alguns, menos para outros.
No entanto, é preciso entender que para se tornar um empreendedor é fundamental conhecer-se muito, definir suas competências e habilidades, suas necessidades, sua capacidade de enfrentar desafios. Se você não SE conhecer, é provável que seus negócios não tenham tanto sucesso quanto poderiam ter.
O autoconhecimento é o primeiro passo.
Para empreender é preciso conhecer suas preferências, como você trabalha melhor, quais são suas expectativas, suas fraquezas e potencialidades.
É interessante também ser uma pessoa criativa, dinâminca e determinada. Comprometimento é fundamental. Geralmente um empreendedor gosta de superar obstáculos e de solucionar problemas. Nunca se intimidam pelas dificuldades.
É necessário se perguntar também se há disposição para assumir todas as funções do seu empreendimento, mesmo que temporariamente. Saiba que desde o início você irá trabalhar muito e, possivelmente, terá que abrir mão de muita coisa, afinal você terá que investir nos negócios e deixar de lado aspectos mais pessoais.
Além disso, ser empreendedor é também ser líder.
Você será o atendente, supervisor, gerente, diretor, vendedor.. Por isso, é preciso ter em mente que durante todo o tempo será você quem irá conduzir o caminho e tomará todas as decisões. Desde as mais simples até aquelas que podem mudar tudo nos seus negócios. Será o líder mesmo!!!
Outro aspecto importantíssimo é não esquecer-se de que o caminho não será fácil. Existirão muitos desafios e dificuldades, sendo assim, prepare-se para isso e pergunte se você terá forças suficientes para enfrentar as responsabilidades para conseguir sua liberdade.
O autoconhecimento, além de necessário, fará com que você conheça seus limites e vontades, além de contribuir fortemente para o aprimoramento profissional.
Nesse meio, nada melhor do que se atualizar constantemente. Depois que você se conhecer um pouco mais, entender os motivos reais que estão te levando a novos caminhos, e acreditar em si mesmo, é preciso ir atrás de oportunidades.
O que é uma oportunidade?
Eu sempre falo de um livro que todo empreendedor deveria ler: O segredo de Luisa.
Neste livro o autor nos dá grandiosas dicas e nos incentiva a percorrer caminhos importantes no mundo do empreendedorismo.
Logo no início ele diz:
“É preciso sonhar e buscar a realização do sonho. Ao agir em busca de concretizar o sonho, o indivíduo é dominado por forte emoção e liberta o empreendedor que existe dentro dele, tornando dinâmicas algumas características presentes em todos nós: protagonismo, perseverança, criatividade, liderança, etc. O que faz um empreendedor é um conjunto de atitudes e comportamentos que o predispõem a ser criativo, a identificar a oportunidade, a saber agarrá-la. E a encontrar e gerenciar os recursos. ”
Se vale a pena buscar novos desafios e se tornar um empreendedor? Cada um precisa buscar suas respostas através da sua própria experiência.
Marcela Alves
Webwriter – 2make Soluções