É comum que empreendedores invistam ao máximo em marketing externo, e isso está mais do que certo! O único problema é quando o empreendedor se esquece da importância de se investir no interior da organização. Essa forma de marketing, onde se investe no ambiente interno, é conhecida como Endomarketing, nós já falamos um pouquinho sobre isso em textos anteriores (Endomarketing-uma boa opção) e hoje nós queremos mostrar algumas opções muito bacanas para se adotar, que são ótimas para motivação do seus clientes internos.
Uma comunicação interna eficiente é uma arma muito forte dentro de uma organização, deixar seus funcionários cientes do que acontece em vários setores da mesma é uma maneira ótima de deixar que eles se envolvam na tomada de decisões. Essa participação de todos os níveis hierárquicos nas tomadas de decisões permite uma visão mais ampla das possibilidades e permite que todos se envolvam e se dediquem mais para o sucesso da organização.
Métodos interessantes para aumentar a comunicação e transmissão de informações na organização é a utilização de murais, jornais internos, boletins informativos, intranet e etc. Palestras e eventos motivacionais também podem ser muito úteis no ambiente interno, essas devem ser realizadas em momentos chaves, como por exemplo, o começo de um novo ano, quando naturalmente as pessoas costumam se sentir mais motivadas, ou até mesmo em momentos de mudança dentro da organização. Outra opção de endomarketing muito inteligente são as pesquisas de satisfação dos funcionários e pesquisas sobre o clima da organização. Essas pesquisas são ótimas para a correção de possíveis problemas ou divergências que estejam acontecendo e também para que os funcionários deem suas opiniões e expressem suas expectativas; elas podem ser realizadas anualmente ou semestralmente.
Juntamente com essas opções, algo que é muito interessante a ser feito é a oferta de alguns benefícios extras, como por exemplo, convênios com academias, teatros ou locais que possam oferecer serviços que sejam de interesse do seu pessoal. Entretanto, nenhuma dessas opções será válida se a vontade de motivar seus funcionários não for real, é importante que você realmente esteja fazendo isso visando o melhor da organização e principalmente o melhor para os seus funcionários, para que eles saibam que a satisfação e felicidade deles são tão importantes quanto o sucesso da organização.