Empatia na comunicação

A importância da empatia na comunicação interna

Empatia é a capacidade de compreender a outra pessoa, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. De uma forma geral, a empatia faz com que as pessoas se ajudem.

A comunicação dentro de uma empresa ou até mesmo em relacionamentos pessoais é alto que tem uma importância fundamental no desenvolver dos acontecimentos, seja em uma negociação ou sobre o sentimento que você desenvolve por outra pessoa.
Nas organizações ela pode ser algo que faz com que as engrenagens funcionem perfeitamente, como pode fazer com que você tenha diversos problemas, todos por culpa de uma comunicação deficiente.

A fim de garantir uma boa comunicação, nós do 2Make Soluções para Empresas iremos falar um pouquinho no decorrer das próximas semanas sobre métodos de se ter a melhor comunicação, ou seja, uma comunicação eficiente.

Hoje nós falaremos um pouco sobre a empatia na comunicação.

Você já deve ter notado que algumas pessoas tem uma facilidade muito maior em se comunicar do que outras. Essas pessoas geralmente sabem argumentar de maneira excelente, atingindo sempre o público que desejam, quase como se sua linguagem tivesse sido feita para tal público. Em resultado disso, aqueles que os ouvem tem sua atenção tomada durante todo o discurso.

Transmitir uma mensagem de maneira eficaz e eficiente, e fazendo com que todos os destinatários captem a mesma de maneira correta é algo proporcionado pela empatia. Por ser algo simples acabamos sem reconhecer a importância da empatia, mas ela pode alterar toda a perspectiva sob o qual um assunto se desenrola, desde uma conversa, uma negociação ou assuntos profissionais. Em geral, é através da empatia que a comunicação entre duas se torna possível.

A empatia tem tudo a ver com a forma com que colocamos nossas ideias, desde as palavras que escolhemos, até a forma de dizê-las. É preciso compreender que ao transmitir uma mensagem precisamos fazer com que ela seja entendida por aqueles que nos ouve.

Tão importante quanto saber usar de empatia ao transmitir uma mensagem, saber usá-la para receber também é fundamental. A base da empatia é colocar-se no lugar na outra pessoa. Na comunicação da mesma forma que você deseja ser compreendido quando fala, as outras pessoas desejam o mesmo, por isso dedique a elas o mesmo que você gostaria que fosse dado a você. Escute e preste atenção quando outros falam.


2Make Soluções, pode ajudar a sua empresa na organização das estratégias para uma comunicação interna eficiente, treinamentos de equipes voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvimento da liderança (Leader Coach), auxílio na automotivação, superação de bloqueios, despertar habilidades corporativas, profissionais e mudar o estilo de vida, assim como palestras, dinâmicas, etc, fazendo com que você e seus colaboradores se tornem mais comprometidos, engajados e felizes na organização, resultando em um trabalho de qualidade, eficiência e sucesso de todos os envolvidos.