Rapport (ou espelhamento) na comunicação

Rapport (ou espelhamento) na comunicação conceitualmente representa a geração de uma relação de confiança e harmonia entre as pessoas envolvidas na comunicação, possibilitando uma interação aberta e receptiva. “É a essência da comunicação bem-sucedida.”

A palavra rapport é de origem francesa e  significa “trazer de volta” ou “espelhar-se”.

“Espelhar é “copiar” fisicamente os comportamentos da outra pessoa de uma maneira sutil. Tente espelhar apenas um aspecto do comportamento da outra pessoa enquanto estiver falando com ela – talvez a postura dela. Quando isso se tornar fácil, inclua outro suavemente, como os gestos da mão dela. Gradualmente acrescente outro e outro até você estar espelhando sem pensar sobre isso. Quanto mais você praticar, mais fácil se torna. Como retribuição, a mesma reação positiva e confortável que você criou para a outra pessoa, será sentida por você mesmo.” (https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/entenda-o-que-e-rapport/24502/) 

…”temos que levar em conta os elementos que o compõe. Esse conceito, em primeiro plano, está relacionado a sentir a conexão que transcende o campo das palavras. Desse modo, em sua essência e amplitude, exige atenção e equilíbrio dos seguintes elementos:

1 – Contato Visual
2 – Expressão Facial
3 – Postura Corporal
4 – Equilíbrio Emocional
5 – Tom de Voz – (Timbre)
6 – Andamento – (Timing)
7 – Volume – (Intensidade da voz)
8 – Comunicação Verbal – (Palavras)
9 – Comunicação Não-Verbal – (Gestos)

(https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/o-que-e-rapport/)

E para que exista uma comunicação interpessoal eficaz tanto de organizações, quanto em relacionamentos pessoais, alguns aspectos são relevantes, como por exemplo, a empatia, que foi o assunto que tratamos na semana passada.

A empatia na comunicação trata-se de colocar-se no lugar do outro, saber ouvir, oferecer a mesma atenção e valor que desejamos que fosse dada a nós mesmos.

O Rapport pode ser criado através de ações semelhantes que são realizadas pelos indivíduos que estão se comunicando, por exemplo, movimentos similares, intensidade do tom de voz, etc.

Podemos citar entre as ações mais comuns que proporcionam o rapport: contato visual, postura corporal, tom de voz (timbre), volume da voz (intensidade), comunicação verbal (palavras) e não verbal (gestos).

Ao criar tal espelhamento, a confiança entre os envolvidos na comunicação tende a aumentar, fazendo assim com que a mesma seja mais eficiente e eficaz.


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