Estamos desenvolvendo um trabalho com os colaboradores de uma empresa de segurança e durante algumas semanas nossos textos abordarão um pouquinho sobre Comunicação na organização. Os resultados já estão sendo muito positivos. Vamos dividir um pouquinho desse trabalho com vocês.
Como faço para melhorar a comunicação dentro da empresa?
Com tantas mudanças no mundo, saber se comunicar tornou-se algo elementar para todos, tanto para o lado pessoal, quanto profissional. Sabemos que uma comunicação ineficiente dentro de uma empresa e entre seus colaboradores, pode acarretar diversos problemas – atrapalhar seriamente um projeto, perdas financeiras, desentendimentos, etc., que poderiam ser evitados se houvesse maior cuidado com os relacionamentos interpessoais e sua comunicação efetiva.
É muito importante que as pessoas se expressem bem e que a mensagem seja entendida pelo receptor da maneira mais clara possível. Pensar que somos somente responsáveis pelo que falamos e não pelo que o outro entende, é algo que discordamos completamente, pois quando queremos que a comunicação seja eficiente e que o outro entenda perfeitamente aquilo que você está transmitindo, precisamos nos atentar e sermos claros, objetivos e cuidadosos.
Não se pode simplesmente achar que comunicar-se corretamente é sair falando sem se preocupar se o outro está entendendo e absorvendo a mensagem que precisa ser transmitida. Todos nós temos percepções de mundo diferentes e cada um pode entender uma mesma coisa de forma diferente. Se não conseguimos ser claros com o que desejamos transmitir, poderemos causar problemas e certamente não chegaremos a um resultado positivo e satisfatório, como gostaríamos.
Portanto, quando for transmitir alguma mensagem, seja o mais claro possível. Não dê margem a uma interpretação duvidosa ou errada. Tenha por hábito perguntar se o outro está compreendendo sua mensagem e se for o caso, peça para que ele repita o que você disse. Só assim você terá certeza de que sua comunicação foi realmente eficiente ou se precisa rever, ajustar ou, até mesmo, explicar novamente.
Sem uma comunicação adequada e eficiente, nós não conseguimos nos entender na vida, tanto no âmbito pessoal, quanto profissionalmente. É através da comunicação eficaz que nos relacionamos melhor e transformamos todo nosso universo.
Pense nisso e procure melhorar sempre a sua comunicação!
A 2Make Soluções, pode ajudar a sua empresa na organização das estratégias para uma comunicação interna eficiente, treinamentos de equipes voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvimento da liderança (Leader Coach), auxílio na automotivação, superação de bloqueios, despertar habilidades corporativas, profissionais e mudar o estilo de vida, assim como palestras, dinâmicas, etc, fazendo com que você e seus colaboradores se tornem mais comprometidos, engajados e felizes na organização, resultando em um trabalho de qualidade, eficiência e sucesso de todos os envolvidos.