Motivação

Motivação dos colaboradores na organização

A palavra “colaborador” já diz por si que, dentro do ambiente profissional, ele precisa colaborar, ou seja, ele faz parte de uma equipe e da empresa em sua totalidade, e espera-se que ela faça o melhor que puder para que os resultados sejam sempre positivos e alcançados, visando o sucesso da organização.

Para isso é necessário ter sempre colaboradores motivados para que não haja desperdício do potencial de cada um. Quando nos sentimos desmotivados, nada flui de maneira benéfica e impacta diretamente na produtividade. O desânimo faz com que se questione  a própria capacidade, os pensamentos são negativos e acabam influenciando o resultado de toda uma equipe. Além disso, a falta de motivação pode provocar também  problemas na saúde do colaborador, levando-o  à depressão e consequências mais profundas na sua vida pessoal e profissional.

Mas, dentro de uma organização, de quem é a responsabilidade de manter os colaboradores motivados?

Sabemos que a maior responsabilidade da motivação no  dia a dia de um colaborador é sempre dele próprio e são poucos os que realmente vestem a camisa da empresa e se sentem comprometidos e engajados.
No entanto,  a empresa pode mudar este cenário estimulando-os a encontrar essa inspiração e ajudando para que se mantenham motivados e felizes no ambiente de trabalho.

É muito importante que a organização adote medidas de desenvolvimento dos colaboradores para garantir o desenvolvimento da própria empresa.  É uma ajuda mútua e isso faz todo o sentido nos dias de hoje.

De uma forma geral, podemos dar algumas dicas para motivar o dia a dia dos seus colaboradores criando as condições favoráveis para isso, mas cada caso é um caso e muitas técnicas podem ser aplicadas para que os colaboradores atuem mais efetivamente e permaneçam satisfeitos com o trabalho que desempenham:

– Trabalhe com metas factíveis e reais. Não adianta  estabelecer metas impossíveis de serem realizadas.

– Proporcione pleno desenvolvimento através de treinamentos, capacitação, etc.

– Elogie mais. Preste atenção nas novas iniciativas e elogie por ele ter conseguido resultados os esperados.

– Comemore as consquistas alcançadas.

– Critique quando for necessário, mas de maneira respeitosa e ouvindo todos os argumentos do outro, permitindo que a equipe apresente possíveis soluções.

– Salário justo e compatível.

– Deixe sempre muito claro quais as funções do colaborador e verifique se ele está apto e feliz com sua função.

– Faça reuniões constantes para alinhar e ajustar as expectativas.

São pequenas dicas que podem fazer uma grande diferença para o colaborador, mas treinamentos específicos devem ser adotados pela empresa sempre que houver necessidade, visando o crescimento num sentido bem amplo da palavra, valorizando, assim, o capital humano da empresa.


 

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