Mídias Sociais e o Marketing Digital

As Mídias Sociais como estratégias do Marketing Digital

As Mídias Sociais e o Marketing Digital ainda são constantemente confundidos em seus significados. Vamos, então, antes de mais nada, conceituar cada um.

Mídias Sociais: ambientes ou plataformas de comunicação criadas como ferramentas de relacionamento entre as pessoas , assim como entre marcas e consumidores. Para as marcas, as Mídias Sociais representam uma grande oportunidade de aumentar o alcance e o engajamento com seu público.
O principal objetivo das Mídias Sociais para negócios é levar o compartilhamento de conteúdos relevantes ao seu público. As principais Mídias são: Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok, WhatsApp, etc. Assim como os Blogs e Sites fazem parte também dessa lista.

Marketing Digital: é o marketing realizado em ambiente digital. Tem como objetivo criar estratégias para promover e fortalecer o vínculo com o cliente por meio de canais digitais.  Como exemplo de ambientes digitais podemos citar os sites, blogs, podcasts, redes sociais, e-mail marketing, etc. Resumindo, Marketing Digital é a palavra de ordem no mundo dos negócios.

Definidos os conceitos, como, então, podemos usar as Mídias Sociais como estratégias do Marketing Digital?

Sabemos que a presença digital das marcas é fundamental atualmente. E aqui estamos falando para empresas de todos os tamanhos, especialmente para as pequenas, onde a concorrência se torna maior e mais competitiva no mercado.

Vamos pensar nas estratégias:

  1. Onde está o seu público? Ter essa informação é importante para que se defina em que canais você deverá se comunicar com ele. Além disso, é essencial estabelecer a linguagem ideal para cada tipo de público. Nada adianta você usar uma comunicação muito técnica com que não entende nada do assunto.
  2. Igualmente importante é estar presente nas mídias sociais que estão em evidência. Não podemos ignorá-las, pois atrair novos consumidores é o que queremos, não é?
  3. Em todas as mídias que sua empresa estiver presente, seja o mais coerente possível, ou seja, transmita as mesmas informações em todas elas. Isso facilitará para que você seja encontrado nas diferentes mídias.
  4. Preocupe-se com sua identidade visual, seu site ou Blog, suas informações de contato, sua forma e agilidade de se comunicar.
  5. Seja consistente e leve conteúdo relevante ao seu público. Dicas, sugestões, citações, vídeos da sua rotina…podem atrair consumidores.
  6. Interaja com seus seguidores. Elogie, curta, pergunte e comente os posts que achar interessante. O importante é que haja interação.
  7. Quando começamos um trabalho no ambiente digital não podemos contar muito com publicações orgânicas. Invista em tráfego pago para dar o ponta pé incial.

Estas foram apenas algumas dicas para ajudar você com estratégias de Marketing Digital.

O importante é que você esteja sempre se atualizando, conhecendo novas tendências e estudando muito para adquirir novos conhecimentos dentro da área. Tudo muda muito rapidamente, nem sempre é fácil seguir o ritmo que a tecnologia impulsiona, mas não podemos ficar obsoletos.

 

2 thoughts to “As Mídias Sociais como estratégias do Marketing Digital”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *