Pensemos por um segundo nos planos que fazemos. Por exemplo: programar uma viagem. Podemos até mesmo pensar em algo mais simples como uma receita de bolo.
Existe certa semelhança nesses dois casos, ambos envolvem passos a serem seguidos e aspectos a serem considerados.
Na receita de bolo, por exemplo, você precisa começar de um ponto, escolher os ingredientes para que no final o bolo fique delicioso e você tenha sucesso no que fez.
Pense agora em um novo negócio. Consegue ver alguma semelhança entre esses casos?
Pois bem, quando se inicia um novo empreendimento alguns passos também são necessários para que você atinja o sucesso.
A melhor forma, então, de se alcançar sucesso é definindo um caminho a ser seguido e estipulando um objetivo a ser atingido.
Em se tratando do mundo corporativo, a melhor maneira de se fazer isso é fazendo um planejamento estratégico ou, o que chamamos de plano de negócios.
Com um planejamento você poderá, e deverá, pensar em tudo que possa estar envolvido com o seu empreendimento: aspectos financeiros, equipe, ferramentas, alocação de recursos e planejamento de despesas.
Tente ser o mais completo e detalhista possível em todos os pontos do seu planejamento, principalmente no setor financeiro, para que depois você não acabe tendo despesas desnecessárias.
Além dos aspectos financeiros, é importante lembrar-se de delinear sobre os produtos e serviços a serem oferecidos pelo empreendimento, suas características, seu público, plataformas de trabalho, etc.
Deste modo, planejar estrategicamente é, além de necessário, uma atitude que você deve tomar para que, no decorrer do processo de seu novo empreendimento, possa ter algo em que se basear, afinal você deve manter o planejamento sempre atualizado. Planejar antes de dar início ao negócio e mantendo-o sempre em dia, de acordo com a evolução do mesmo, você poderá sempre se antecipar e prever situações que podem ser evitadas.
O que não pode mesmo é ir na onda de início de ano, cheio de motivações e novas ideias, criar o tal planejamento e depois de alguns meses deixá-lo esquecido, em meio a outros papeis ou documentos velhos. Isso jamais pode acontecer! Você deve pensar no seu planejamento estratégico ou plano de negócios como a receitinha de bolo para o sucesso, e tê-lo sempre a mão, afinal, você nunca sabe quando vai precisar de uma sobremesa.
Julia
Webwriter/ 2Make Soluções para Empresas