O pecado de esquecer-se do planejamento

Pensemos por um segundo nos planos que fazemos. Por exemplo: programar uma viagem. Podemos até mesmo pensar em algo mais simples como uma receita de bolo.
Existe certa semelhança nesses dois casos, ambos envolvem passos a serem seguidos, aspectos a serem considerados.

Na receita de bolo, por exemplo, você precisa começar de um ponto, escolher os ingredientes pra que no final tenha sucesso no que fez.

Pense agora em um novo negócio. Consegue ver alguma semelhança entre esses casos?

Pois bem, quando se inicia um novo empreendimento alguns passos também são necessários para que você atinja o sucesso.

A melhor forma, então, de se alcançar sucesso é definindo um caminho a ser seguido e estipulando um objetivo a ser atingido.
Em se tratando do mundo dos negócios, a melhor maneira de se fazer isso é fazendo um planejamento estratégico ou um plano de negócios.

Em um planejamento você poderá, e deverá, pensar em tudo que possa estar envolvido com o seu empreendimento,. Aspectos financeiros, alocação de recursos e planejamento de despesas.
Tente ser o mais completo e detalhista possível em todos os pontos do seu planejamento, principalmente na parte financeira, para que depois você não acabe tendo despesas desnecessárias.

Além dos aspectos financeiros, é importante lembrar-se de citar o planejamento de produtos e serviços a serem oferecidos pelo empreendimento, as características dos mesmos, o lucro esperado em cada um deles, gastos, etc.

Deste modo, ter um planejamento estratégico é, além de necessário, uma atitude que você deve tomar para que, no decorrer do andamento de seu novo empreendimento possa ter algo em que se basear, afinal você deve manter o planejamento sempre atualizado. Tendo um planejamento antes mesmo de dar inicio a seus negócios e mantendo-o sempre em dia de acordo com a evolução do mesmo, você poderá sempre se antecipar e prever situações que podem vir a acontecer.

O que não pode mesmo é ir na onda de inicio de ano, cheio de motivações e novas ideias, criar o tal planejamento e depois de alguns meses deixá-lo esquecido, em meio a outros papeis ou documentos velhos. Isso jamais pode acontecer! Você deve pensar no seu planejamento estratégico ou plano de negócios como a receitinha de bolo para o sucesso, e tê-lo sempre a mão, afinal, você nunca sabe quando vai precisar de uma sobremesa.

 

Marcela A.
Webwriter/ 2Make Soluções para Empresas