Planejamento – como fazer

Quando falamos sobre iniciar um novo negócio, batemos sempre na mesma tecla: tenha um planejamento ou um plano de negócios. Afinal, ter no papel todos os detalhes de seu empreendedorismo, suas metas e objetivos, aspectos financeiros e tudo mais o que possa estar ligado com o seu futuro, ou já existente, essa é a melhor maneira de administrá-lo.

Mas, como nem todos tem experiência no meio do empreendedorismo e até mesmo, experiência como líder, hoje nós iremos passar algumas dicas sobre como fazer um bom planejamento.

Antes de qualquer coisa, uma análise é importante:  sua ideia é realmente uma oportunidade de negócios?  Se a resposta a essa perguntar for sim, então mãos a obra.

Para a criação de um bom planejamento ou plano de negócios você deve ter todas as informações necessárias, tanto sobre a sua própria ideia, quanto ao mercado em que ela será inserida. Se ao fazer o seu planejamento a sua ideia de negócios ainda for muito simples, tire um tempo para aprimorá-la. Nós não podemos negar que alguns detalhes veem com o tempo e conforme o negócio já tiver sido colocado no mercado, mas quanto mais informações e detalhes sobre o mesmo você conseguir reunir, melhor pra você e para o futuro do seu empreendedorismo. As informações sobre o mercado também são de extrema importância, afinal você precisa conhecer a fundo o caminho que irá percorrer.

Há quem prefira fazer planejamentos no papel, mas porque não utilizar as ferramentas disponíveis para tal atividade? Hoje existem diversas delas e também softwares que auxiliam novos empreendedores, uma delas é o Software Plano de Negócios do SEBRAE, que está disponível no site oficial da instituição para download, e o melhor de tudo: é gratuito! Quem tiver interesse pode dar uma olhadinha a mais no software aqui:https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30

Outro ponto importantíssimo a ser considerado durante a criação do seu planejamento são suas referências, ou seja, em quem você se inspira ou quem te serve de exemplo no meio do empreendedorismo. Uma dica muito bacana a todos os empreendedores e não somente os novos é ler sobre o assunto. Ler muito e atualizar seu conhecimento o máximo possível. Quando você estiver produzindo o seu planejamento, quanto mais conhecimento na área tiver, mais fácil será.

Alguns livros muito interessantes a serem lidos por todo empreendedor que está nesta fase da criação de um planejamento são “Guia de Negócios: Seu guia definitivo” e “Guia de Negócios: exemplos práticos” os dois de José Carlos Assis Dornelas; “Inovação em Modelos de Negócios – Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder; “Construindo Planos de Empreendimentos”, de César Simões Salim. Esses livros são alguns dos muitos que é possível encontrar atualmente sobre empreendedorismo, por isso não se acanhe e procure o máximo de material que puder para se manter atualizado e sempre renovando seu conhecimento na área.

Por fim, mas não menos importante, seu planejamento ou plano de ação não precisa se manter o mesmo por anos ou até mesmo meses, ele pode e deve ser atualizado. Considere o crescimento de seus negócios e vá adaptando o planejamento conforme as necessidades e mudanças necessárias, isso além de bom para o crescimento dos negócios, fará com que você esteja sempre inovando e renovando suas ideias.

 

Marcela A.
Webwriter

Leave a Reply

Your email address will not be published.