Marketing Digital: Objetivos e Metas

Marketing Digital: Objetivos, Metas e Resultados

Sabemos que o Marketing Digital é, basicamente, um conjunto de estratégias online que usamos para divulgar, prospectar e estabelecer relacionamenots com potencias clientes. E se você não sabe, para um resultado positivo de um trabalho de Marketing Digital é preciso definir claros objetivos, metas e ter muito foco. 

Todos nós temos sonhos, sejam eles pequenos ou grandes, não é?
Alguns deles são mais tangíveis, outros nem tanto, alguns exigem mais dedicação para que possam se realizar, outros parecem fluir mais naturalmente.
Mas uma coisa é fato: para tudo na vida precisamos estabelecer objetivos, metas, ter foco e um bom planejamento para as ações. Caso contrario, será apenas um sonho na mente ou no papel.  E dificilmente se tornará concreto.

No Marketing Digital não é diferente.
A partir do momento que decidimos trabalhar nessa área ou incluir nossa empresa no mundo online, é preciso ter algumas coisas em mente.  Antes de mais nada é fundamental entender qual é o objetivo.
Em seguida, definir metas e ações que serão praticadas para chegar onde se pretende.
A menos que você decida contratar uma agência para cuidar da sua empresa, lembre-se que você terá que estudar, testar, praticar e estar ciente que todo esse trabalho exigirá muito de você.

Mas calma, não quero te assustar! O Marketing Digital é um universo muito poderoso e infinitamente prazeroso.

Antes de mais nada vamos conceituar objetivos e metas.

Objetivo é a descrição do nosso sonho.
Meta é o que queremos atingir. Nessa fase determinamos prazos, valores ou qualquer outra coisa que envolve o alcance do nosso sonho.

Um bom exemplo para que fique mais claro: Vamos imaginar que o seu sonho seja comprar uma casa na praia.  Este é seu sonho, seu objetivo.
E qual a meta que corresponde a esse seu objetivo?
Comprar um imóvel na praia no valor x, na região tal, metragem Y , no prazo de 6 meses.

Pronto, agora você definiu objetivos e metas. Claro que isso pode ser um pouco mais específico, mais detalhado, mas esse exemplo é somente para um entendimento maior.

A partir dessas definições de objetivos e metas chegou o momento de pensar nas ações.

Ações: O que eu farei para que esse sonho seja realizado?

Economizar X/mês, fazer hora extra, vender outro imóvel que já tenho, enfim…você deverá fazer o planejamento das suas ações, lembrando sempre que as ações devem ser palpáveis para que não se caia na frustração e você desista do sonho. E foco, muito foco!!

Quem trabalha com Marketing Digital sabe da importância de seguir esses passos. É um trabalho gratificante, porém árduo!

Não adianta começar a investir em tudo isso e achar que o sucesso acontecerá de repente, do dia pra noite.

Não mesmo! No Marketing Digital, na maioria das vezes, o resultado é lento e por isso você vai precisar de conhecimento, planejamento, foco e determinação, como já falamos nos textos anteriores.
Nada vem sem esforço, nada cai do céu na vida, muito menos no Marketing Digital. Você vai mesmo ter que suar a camisa, conhecer seu público, passar horas estudando seus concorrentes, focar nos resultados finais e ter muito cuidado com as interrupções que tiram seu foco…

Vale a pena falar um pouquinho sobre o Marketing de Conteúdo para você que quer se jogar no Marketing Digital.

Aqui tem uma parte de um outro do Blog que você poderá ler na íntegra depois.

Como produzir um bom conteúdo?

Você não precisa ser necessariamente um expert em produzir textos fantásticos, mas precisa ter propriedade e domínio sobre o assunto que vai expor. Precisa ser criativo, ter boa gramática, uma linguagem que te aproxima do seu consumidor – já analisou quem é seu público alvo? – e fazer uma análise constante do retorno. Se for preciso, mude, refaça, recomece, use outras estratégias…mas, faça!  Hoje existem muitas ferramentas, plataformas, que são capazes de te ajudar, muitas delas gratuitas.

Outra dica muito importante é você pesquisar seus concorrentes. O que eles têm produzido? Como produzem? Qual o seu diferencial em relação a eles?  Faça melhor que eles!

Eu acredito muito para se ter sucesso em qualquer produção de conteúdo você precisa ter muito conhecimento, não ter preguiça de ler, ser muito disciplinado e focado nos seus objetivos. Dedicação é e sempre será fundamental.

Muitas vezes você vai aprender com os erros, mas tenho certeza que tudo isso vai valer a pena e sua empresa colherá os resultados que você objetivou.

Tente, não desista!

E se precisar da gente, contate-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *