O infoprodutor é o profissional que possui conhecimento específico sobre algo e o distribui através de conteúdo em formato de infoprodutos.
Produzir conteúdo de qualidade para o universo online é um grande desafio hoje em dia.
Isso acontece, principalmente, porque a concorrência de produtos e serviços digitais é enorme e as informações disponíveis na internet são maiores ainda!
Antes de falarmos melhor sobre a profissão de infoprodutor, vamos definir infoprodutos:
Infoprodutos são materiais digitais, disponibilizados na internet de forma gratuita ou não.
Os principais e mais comuns infoprodutos são: e-books, podcasts, cursos online, palestras, vídeos, entre muitos outros.
Sendo assim, infoprodutor pode ser considerado um profissional que tem como modelo de trabalho o seu “know-how”.
Um infoprodutor preza muito pela liberdade do seu tempo, ou seja, ele é livre para produzir conteúdo nos momentos de maior criatividade, sem precisar cumprir horários de trabalho.
Além do conhecimento específico, ele tem capacidade de transmitir o conteúdo para o seu público, podendo fazer disso a sua principal fonte de renda em muitos casos.
Esse profissional consegue gerenciar melhor sua agenda e, como resultado, sua rotina se torna muito mais flexível se comparada à jornada de um trabalhador CLT.
Por isso, muitos deles preferem produzir naqueles horários onde toda a cidade já adormeceu, isto é, quando o silêncio é quase total!
Assim como o infoprodutor não precisa de um local específico (como um escritório, por exemplo) para elaborar seu material de trabalho, ele também não depende de um espaço físico para vender seu infoproduto.
Isso significa que ele pode fazer suas vendas para qualquer pessoa que tenha internet e para qualquer lugar do mundo.
Outra forma que um infoprodutor trabalha é se associando aos afiliados digitais.
Segundo o site Alana Neres “Marketing de Afiliado” é quando uma empresa ou pessoa disponibiliza seus produtos, ou serviços em alguma plataforma, para que outras também divulguem esses produtos ou serviços. Se alguém comprar por meio da indicação dessas pessoas elas ganham a comissão.
O mercado de infoprodutos vem crescendo muito entre pessoas com habilidades na escrita, conhecimentos em internet, marketing digital, design, entre outras.
O Brasil é um grande consumidor de informações online, isso significa que o número de pessoas que busca soluções para algum problema é enorme. Pessoas fazem pesquisas na internet, compram produtos, contratam serviços, etc, a toda hora. Isso é um ponto muito positivo para os infoprodutores, pois, eles conseguem entregar muito do que o consumidor precisa através do conteúdo dos seus infoprodutos.
Como podemos desenvolver infoprodutos e colocá-los no mercado?
As possibilidades de vendas de infoprodutos são infinitas: mídias e redes sociais, sites, plataformas específicas, e-mail marketing, entre outros. De forma que, para colocar infoprodutos a venda, basta descobrir onde se encontra seu público, ter um excelente conteúdo e desenvolver um plano de marketing e divulgação, para então, começar a monetizar o seu trabalho.
Algumas dicas podem ajudar a criar e vender infoprodutos:
- Defina seu produto baseado no seu conhecimento
- Estabeleça quem será o seu público alvo
- Pense sobre as soluções que você poderá entregar ao seu público
- Determine o formato do seu infoproduto
- Estipule o nome e valor do seu produto
- Escolha as plataformas de vendas
- Defina uma boa estratégia de marketing e vendas
A grande vantagem para quem cria infoprodutos é o baixo investimento.
Nesse contexto, é preciso considerar alguns pontos, ou seja, é necessário avaliar o formato do produto, ferramentas e plataformas utilizadas, tempo de trabalho, entre outros detalhes.
O melhor de tudo é que o infoproduto é criado uma única vez e vendido para “sempre” – renda passiva.
Vale a pena investir em infoprodutos?
Acredito que sim! No entanto, é necessário muito conhecimento, técnicas e excelente didática para transmitir algo que possa despertar o interesse do consumidor. Em outras palavras, é preciso entender as necessidades do público a ponto de fazer com que ele adquira o seu infoproduto e se sinta totalmente satisfeito com o conteúdo.