No entanto, assumir que o cliente está sempre certo pode levar a consequências prejudiciais, inclusive deixando a empresa em situações complicadas.

O cliente tem sempre razão?

“O cliente sempre tem razão”: você já ouviu essa famosa expressão ?
Mas a verdade é que, definitivamente, ele nem sempre tem razão.

Não estamos dizendo que devemos ignorar as necessidades dos clientes, de forma alguma. Presume-se que ele sabe do que precisa, mas é fundamental estabelecer limites claros. É necessário ter sempre uma comunicação baseada na honestidade e na transparência, para garantir que a parceria seja construída com confiança entre ambas as partes.

Cliente é importante, sempre! Sabemos da importância de atender às suas expectativas e oferecer um serviço de qualidade.

No entanto, assumir que o cliente está sempre certo pode levar a consequências prejudiciais, inclusive deixando a empresa em situações complicadas.

Um bom exemplo disso acontece quando ele não entende que uma estratégia pré definida por ele pode não ser o melhor caminho para seu sucesso. Imagine um cliente que tem um nicho de mercado onde seus produtos ou serviços são vendidos para pessoas mais simples e ele quer usar uma linguagem rebuscada para se comunicar com eles nas redes sociais. Daria certo? Claro que não!

Por isso, ao invés de ceder automaticamente a cada capricho do cliente, é importante encontrar soluções mutuamente benéficas.

Manter uma postura firme, por vezes, é necessário para proteger a integridade do seu negócio para não prejudicar a qualidade do seu produto ou serviço, afetar a moral da equipe e, em última análise, destruir a reputação da sua empresa.

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