Keywords: você sabe exatamente o que elas são e como podem ajudar nas estratégias de conteúdo?
Basicamente as Keywords (ou palavras chaves) são as palavras ou termos que o usuário busca no Google (ou outro buscador).
Na maioria das vezes, a Keyword remete a um problema que o usuário quer resolver ou algo que precisa naquele momento.
“Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas.”
Vamos começar dando um exemplo:
Suponha que você está planejando uma viagem para o nordeste do Brasil e está em busca de hotéis baratos. Se você quiser fazer uma pesquisa no Google, pode procurar por algumas palavras chaves, certo?
Podem ser: “viagens” , “viagens para o nordeste”, “hoteis baratos no nordeste”, etc. E então, o Google vai direcionar você para os sites mais relevantes que contém essas keywords.
Por isso, se você vai produzir conteúdo para o seu site/blog, é muito importante escolher corretamente as Keywords. Elas são as principais palavras relacionadas ao tema proposto.
As Keywords fazem parte das estratégias do Marketing Digital e são de fundamental importância no SEO. Além disso, elas acabam influenciando bastante na hora das buscas pelo usuários.
Mas como escolher corretamente as Keywords?
- As Keywords ou palavras chaves, em primeiro lugar, devem ter total relação com seu texto.
- De prefência use mais de uma palavra como Keyword. Isso porque geralmente o usuário vai preferir digitar uma expressão ou frase. Dificilmente os usuários usam somente uma palavra nas suas buscas. Isso significa
que uma úncia palavra é muito mais concorrida nos sites de buscas.
Logo, você terá que lutar muito com concorrentes para sair na frente deles!
Keywords e Hashtags: qual a diferença?
Como já dissemos, as Keywords são as palavras ou termos que o usuário usa para fazer buscas sobre determinado assunto.
Já as hashtags são as palavras usadas juntamente com o símbolo “#” para se referir a alguma coisa específica.
As hastags acabaram se tornando populares através do Twitter. Essa rede hierarquizava os assuntos mais publicados no momento através dos Trending Topics.
Os usuários utilizam as hashtags para justamente classificar suas publicações em assuntos específicos. Tem por finalidade organizar os conteúdos em meio à confusão de informações.
As hashtags são como palavras-chaves do conteúdo presente no texto ou imagem que você está publicando.
Elas servem para categorizar os conteúdos publicados, ou seja, criar uma interação dinâmica do conteúdo com os outros usuários/leitores da rede social ou site que estão interessados no respectivo assunto publicado.
Por exemplo, se um leitor dos textos da 2Make Soluções para Empresas esteja querendo saber mais sobre empreendedorismo, ele pode pesquisar por “#Marketingdigital”. Assim ele terá acesso a todo e qualquer texto/imagem cujo autor relacionou o conteúdo da publicação utilizando essa mesma hashtag.
O usuário poderá buscar por determinado assunto através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas, como o Google, Bing, etc., pois a hashtag é transformada em um hiperlink que permite ambas as formas de busca.
A escolha de hashtags certas pode ampliar muito o alcance das suas mensagens para milhares de potenciais leitores ou clientes, pois o uso delas proporciona não somente a organização dos conteúdos publicados, mas funciona também como uma forte arma de marketing entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing.
O mais importante é saber identificar e usar as Keywords e as hashtags corretamente de acordo com o perfil do seu texto ou publicação nas redes sociais.
Precisa de alguma ajuda em relação a Keywords? Fale com nossa equipe!