Instagram: porque usar?

Instagram: Porque usar essa plataforma?

Vamos entender um pouquinho mais sobre o Instagram e porque usar essa plataforma.
O Instagram é uma plataforma de comunicação de grande potencial focado em conteúdos visuais. Essa rede visa encantar pessoas através de imagens e tópicos relacionados à sua marca.

O Instagram foi fundado em 2010. Em 2012, quando foi comprado pelo Facebook por 1 milhão de dólares, já ultrapassava de 30 milhõss de instagrammers, como são chamados os usuários.
Cresceu muito rapidamente e vem conquistando mais e mais pessoas,  principalmente empreendedores e empresários.
Essa plataforma enche nossos dias de fotos e vídeos com vários cenários, dos mais simples até os mais complexos. Geram discussões, dicas, informações, publicidade e vendas.

O Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos na rede e mais de 90% das marcas do mundo estão presentes no Instagram. São cerca de 60 milhões de postagens diárias.
Com esses números fica bem claro que sua empresa precisa urgentemente marcar presença online, não acha?

Instagram: uma plataforma mobile:

Podemos considerar o Instagram como uma rede social mobile, uma vez que ela tem suas limitações de acesso pelo site.
Pela web podemos ver nosso perfil e dos nossos seguidores, mas ainda não existe uma ferramenta para postagens a partir de um computador. A não ser quando usamos alguns aplicativos para essa ação.
Por ser uma plataforma mobile, a sua usabilidade se torna muito mais simples e dinâmica, pois hoje acessamos tudo pelos nossos smartfones em qualquer hora ou lugar.

Instagram for Business ( Instagram para empresas)

E como surgiu o Instagram for Business?
Até anos atrás, perfis pessoais e perfis comerciais não tinham diferenças e possuíam praticamente os mesmos recursos.
Foi então que o Instagram realizou uma pesquisa e identificou que os usuários precisavam de um diferencial para aquelas empresas que queriam divulgar seus negócios.
E assim aconteceu o Instagram for Business, o que possibilita também o uso de estratégias de marketing mais precisas.

A partir daí as empresas entenderam o poder dessa nova etapa da rede e começaram a investir mais efetivamente na divulgação de seus produtos, marcas e serviços.
Os resultados são muito positivos, quando bem administrados. E melhor: é grátis e você terá acesso a informações importantes para o seu negócio: número de visualizações e visitas, número de impressões, número de cliques e vários outros dados que você poderá precisar para acompanhar suas postagens e estatégias.
O Instagram acaba gerando mais audiência e engajamento, além de aumentar o número de fãs da marca e atrair mais clientes.

Dicas importantes para o uso do Instagram for Business:

Não basta ter um perfil profissional, é preciso saber usá-lo de forma adequada:

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a tornar seu feed mais atrativo. Afinal sendo o Instagram uma rede com sua própria linguagem, é necessário ser diferente para que você consiga chamar mais atenção para o seu negócio.

  • Biografia: É o local onde você vai falar da sua empresa em poucas palavras. Como há limitações de espaço, procure usar informações relevantes. Também use emojis, pois através deles já há uma referência sobre sua empresa.
  • Forneça seu e-mail e telefone, isso facilitará quando alguém quiser entrar em contato. Não tem coisa mais negativa quando queremos contatar alguma empresa e ela não viabiliza o endereço eletrônico.
  • Linke seu perfil com as outras redes sociais possíveis, pois isso pode levar a um maior tráfego e interações mais rapidamente.
  • Deixe sempre seu perfil público.

    Sobre seu público:

  • Conheça bem o seu público e siga pessoas que você realmente considera relevantes. É pura bobagem ir seguindo todo mundo só para agradar, isso não vai ajudar em nada, de fato.
  • Crie proximidade com seus seguidores. Uma boa forma de se fazer isso é comentando algo que você achou interessante. E nunca esqueça de responder a quem fez algum comentário em alguma postagem sua. Seja recíproco sempre! No entanto, se o comentário for uma crítica, seja educado e gentil. Nada de criar conflitos!

    Sobre as imagens:

  • Toda imagem precisa criar algum impacto. Seja a foto em si ou pequenas frases contidas nelas. A harmonia e simetria são elementos importantes de uma imagem. Seja diferente, ousado e inspire as pessoas.
  • Outra dica em relação as imagens: Se possível, use suas próprias fotos. Claro que elas precisam ser de boa qualidade, mas hoje em dia conseguimos fotografar muito bem com nossos smartfones.

    Sobre o conteúdo:

  • Pesquise sempre. É muito bom quando observamos outras empresas, sobre o que elas falam, como falam. Concorrentes podem dar dicas valiosas.
  • Atualize-se sempre. Muito importante saber o que está acontecendo no mundo virtual, quais as novidades, mudanças, novos algorítimos e etc. Se você for pensar, todos os dias podemos descobrir alguma coisa nova que pode nos ajudar, fazendo com que a cada dia melhoremos mais naquilo que buscamos.
  • Nas postagens, faça perguntas de vez em quando. É uma boa tática para gerar mais engajamento. Mas, escolha a pergunta certa, aquela que as pessoas se sintam intrigadas, curiosas e possa gerar a elas a vontade de responder por alguma razão.
  • Seja sempre interessante. Pessoas gostam do diferente e quando se identificam com sua marca passam a seguir, interagir…
  • Hashtags, não esqueça delas. Pesquise as melhores para o seu segmento, aquelas que dizem respeito a foto postada. E nada de abusar no número de hashtags. Na maioria das vezes, o menos é mais….
  • Informar localização. Sempre!! As pessoas precisam saber onde sua empresa está. E quando procurarem pela hashtag do local, você será mostrado.

    Sobre os melhores horários:

  • Estatísticas mostram que os melhores horários para postar são pela manha, entre 8h e 9h e no final da tarde, entre 17h e 18h, mas cada empresa tem suas peculiaridades, então descubra quais são os melhores horários para você.

Instagram Stories:

  • Sua principal característica é a possibilidade de criar vídeos curtos, mas eles desaparecem depois de 24 horas da sua publicação. Existem vários recursos que podem ser usados para dar mais vida ao seu vídeo, basta você ativar sua curiosidade para ir descobrindo as funcionalidades.
    Fotos também são permitidas.
    Eu, particularmente, gosto muito dos Stories. Sempre compartilhamos nossas atividades diárias e isso chama bastante atenção dos seguidores.

E por último, seja criativo, dinâmico, comprometido, disciplinado…Todo trabalho exige dedicação e tempo, então faça o melhor pela sua marca e os resultados serão muito positivos.

Deixe aqui o link do seu Instagram. Queremos conhecer e interagir com você!

 

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