A primeira impressão é tão importante assim?
Diariamente, deixamos e obtemos primeiras impressões. Faz parte do nosso universo corporativo encontrar novas pessoas, estabelecer novos contatos e iniciar novos relacionamentos.
Algumas pessoas são mais importantes para nossos negócios. Mas, de uma forma geral, mesmo aquelas que no momento possam parecer que nada nos acrescentam, todas acabam causando um impacto em nossas vidas.
E da mesma forma, nós vamos impactar essas pessoas, positiva ou negativamente.
Primeira Impressão: Devemos nos preocupar com isso? O que causamos nos outros, em um primeiro encontro, seja no âmbito pessoal ou profissional?
A primeira impressão é muito importante porque vai deixar na memória das pessoas uma lembrança, boa ou ruim, a seu respeito. E como resultado você vai determinar a continuidade das negociações de trabalho.
Imagine que você tenha um potencial cliente que está muito interessado em um serviço ou produto da sua empresa.
Vocês marcam uma reunião para que você apresente um projeto, a qual estarão presentes três ou quatro pessoas do grupo do seu futuro possível cliente.
Inicialmente você está seguro, conhece bem o seu produto, preparou uma proposta detalhada e bonita, se vestiu adequadamente e então vai conhecer a equipe.
Como você se comporta para que possa causar uma boa primeira impressão?
É natural que nos esforcemos para demonstrar competência para causar uma primeira impressão. Mas, segundo pesquisas, só após a confiança ter sido estabelecida, é que a competência passa a ser valorizada.
Na maioria das vezes, o primeiro encontro pode determinar o sucesso ou fracasso.
Algumas dicas para que você possa melhorar o seu comportamento em um primeiro encontro profissional, entre elas:
- Não seja aquele “chato arrogante” que começa uma reunião falando excessivamente de você. Não fique contando vantagens que não interessam ao outro.
Lembre-se que você está criando uma imagem no outro e precisa impressionar de maneira positiva. - Olho no olho! Mantenha uma conversa aberta e demonstre confiança e respeito.
- Não promova um assunto que possa gerar conflitos, afinal você está “vendendo o seu peixe”!
- Demonstre interesse pelo outro e nunca use o celular enquanto estiver com o cliente.
- Não seja o ser dominante, permita ouvir pontos de vistas e dê liberdade para que o outro interaja.
- Mostre-se verdadeiro. Se preparar para ter uma boa primeira impressão não significa que você precisa enganar.
- Um ponto muito importante a ser analisado também é você ter uma percepção rápida de como é o perfil do cliente, por exemplo.
Você o percebe muito formal, mais descontraído, tímido, aberto a novas ideias?
Enfim, tente descobrir previamente sobre ele para poder adequar o seu comportamento. A maneira que ele o enxergar nesse primeiro encontro poderá gerar maior valor para as negociações.E você não pode perder essa oportunidade, não é?
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