Presença Digital

Presença Digital e sua importância

O que é Presença Digital? Qual sua importância atualmente?

Presença Digital é a forma de como uma marca se posiciona na internet. É como ela gera valor para os usuários e como ela se relaciona com o público.

Sem ter Presença Digital, é impossível fazer negócios!

Segundo pesquisa TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a rede regularmente em 2018. Metade da população rural e das classes D e E agora têm acesso à internet.

Se eu perguntar à você quais são seus primeiros pensamentos quando acorda, o que me responde? Se você me responder que seus primeiros pensamentos não giram em torno do seu celular, você estará me enganando!

Nossos celulares controlam nossos calendários e nossos horários. Controlam os caminhos que devemos tomar, os restaurantes que queremos conhecer, os produtos que desejamos comprar.

Nossa vida já está intrinsicamente tecida às tecnologias, não podemos mais negar. Cabe a nós saber usar tais tecnologias a nosso favor.

Presença Digital e a tecnologia

O que você, empreendedor, tem feito com as tecnologias que estão disponíveis hoje?

Em pleno ano de 2021, mais de vinte anos após a comercialização da internet, nós já ultrapassamos o momento de questionar a importância de estar ou não presente no mundo digital.
Hoje ou você está online ou você se mantém próximo a invisibilidade perante o mercado.

Talvez essa declaração pareça um pouco exacerbada. Mas se levarmos em consideração que, segundo dados fornecidos pela ONU, mais de 53% da população mundial hoje tem acesso à internet.
Portanto, não utilizar da maior ferramenta já desenvolvida nos últimos anos torna-se uma escolha questionável.

Se levantarmos ainda a pandemia global, a qual estamos vivendo há mais de um ano, e os reflexos dela no comportamento do consumidor, o uso dos meios sociais é um ato de sobrevivência.

Num parâmetro um pouco mais próximo a nós, de acordo com os dados do Observatório de Tendências, uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Ageas Portugal e a Eurogroup Consulting Portugal, 45% dos portugueses alteraram hábitos de consumo durante a pandemia e 31% desses pretendem levar o hábito adiante.

Além disso, não podemos deixar de notar as diferenças no comportamento do consumidor além do quesito da pandemia.

Há anos nós começamos a nos adaptar. Passamos a buscar informações no Google ao invés de caminharmos até a biblioteca e nos perdemos em livros afins.  Consumimos cada vez mais conteúdo online – vide a Netflix, Amazon Prime, HBO, YouTube etc.
Usamos nosso tempo livre para olhar as melhores fotos e as melhores postagens no Facebook, Instagram, TikTok, etc.  E (o mais importante aspecto quando falamos sobre a presença digital do empreendedor) nós passamos a procurar validação sobre a qualidade de uma loja ou produto baseado em sua presença digital.

Em resumo dizer que ser presente digitalmente é o futuro não funciona mais, nós já estamos no futuro. Estar online é existir.

Então ok – nesse momento espero que você já tenha entendido que presença digital é uma necessidade.

Mas aí me pergunta: “como fazê-lo de forma relevante, então?”

Bom, vamos lá:

O primeiro passo para estar presente digitalmente de forma relevante é entender ONDE você deve estar.
Entender tal ponto depende uma análise de seu público-alvo, ou seja, você deve estar onde o seu potencial cliente está.
O possível cliente está nas redes sociais? Esteja lá você também! ( é bom lembrar que vale a pena dar uma olhadinha também no seu concorrente. O que ele está fazendo? Que canais divulga seus produtos/serviços?)
Garantir sua presença na mesma rede que o seu potencial cliente te coloca mais próximo a ele.

Desenvolver um site para seu negócio é igualmente muito importante  Nele você pode apresentar todas as informações de contato, produtos e/ou serviços, relatos de sucesso de possíveis clientes. E qualquer outra informação ou curiosidade que possa ser interessante.
Lembre-se, o seu site será o seu portifólio digital – faça com que ele seja agradável visualmente e “user friendly”!

Continuando, outro passo importantíssimo é entender que você precisa criar conteúdo.

Uma forma relevante de fazê-lo, além das redes sociais, é criar seu canal do Youtube (caso você seja extrovertido o suficiente para se colocar em frente às câmeras).  É possível ainda criar um blog corporativo, caso tenha mais jeitinho com as palavras.
Muito importante: crie conteúdo que agregue valor ao seu possível cliente. A internet já está lotada de informação, por isso é preciso produzir conteúdo interessantes, diferenciados e que o façam se destacar.

Ainda sobre criação de conteúdo, tome o seu tempo para desenvolver e oferecer materiais que estejam de acordo com a verdade. Estamos vivendo em um período cercado de desinformação (Fakenews, sabe?), e por isso é essencial conferir suas fontes e a veracidade das informações que tem utilizado. Isso dá trabalho, mas ao menos você irá entregar o conteúdo de qualidade.

Por último, mas não menos importante, estar presente digitalmente também é manter um tipo de relacionamento com seu potencial cliente.

Independente de qual plataforma escolher, dedique-se a responder comentários, mostrar os bastidores do seu negócio, mostrar sua rotina ou o que considerar ser mais relevante para seu público-alvo.

Vivendo nessa era digital (e agora com a pandemia) nós nos distanciamos fisicamente uns dos outros, então aproximar o seu relacionamento online – de forma empática e responsável – resulta em um perfil mais humano a seus negócios.

Afinal, ninguém quer ser deixado falando sozinho, não é mesmo? Converse com o seu público sempre que possível. Vai valer a pena.

Estar presente no mundo digital já faz parte do nosso cotidiano, nossa rotina – já faz parte de nós. Como falei lá no início: estar online é existir.

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