Nicho de mercado é uma subdivisão de um mercado mais amplo. Faz parte de um setor pouco explorado que apresenta necessidades, exigências e interesses específicos.
Diferença entre nicho de mercado e público alvo:
Nicho: é uma segmentação de um mercado. É a caracterização de um grupo menor dentro de um campo maior, com necessidades e dores específicas.
Público alvo: um grupo de pessoas, para as quais os seus produtos e serviços podem ser necessários. Ou seja, são as pessoas que tem a intenção de consumir o que você tem a oferecer.
O nicho de mercado é uma das estratégias mais importantes na área de Vendas e do Marketing Digital.
Assim sendo, investir em um nicho de mercado pode ser uma excelente oportunidade para preencher uma necessidade do consumidor.
Quando você identifica corretamente um nicho de mercado para seu negócio, a jornada para atrair novos clientes se torna mais rápida. Ou seja, é um caminho que deve ser percorrido atentamente.
A segmentação do nicho de mercado é importantíssimo para o crescimento da sua empresa. Isso significa que, com a definição do nicho, você irá perceber seu desempenho e resultados. Além disso, é fundamental para desenvolver um relacionamento saudável com seus potenciais clientes.
Mas como definir um nicho de mercado?
Pode parecer difícil começar, no entanto, existem alguns passos que devem ser considerados antes de iniciar a segmentar o seu nicho:
- Pesquise o mercado e concorrência a fundo
- Entenda o comportamento e as tendências do consumidor
- Faça pesquisas sobre seu público potencial
Dessa forma, você pode contar com dados reais para verificar a viabilidade do seu negócio. Tendo esses dados em mãos, e reconhecendo a sua efetividade no mercado, é hora de pensar na segmentação.
Vamos dar um exemplo:
Suponha que você trabalhe com produtos para cabelos femininos. O universo desse mercado é enorme e muito competitivo. Ele atende diversos públicos no mundo todo. Contudo, você pode atingir um público mais específico e investir nele com mais assertividade. Por consequência, você poderá entender, principalmente, quais são as necessidades e dores desse nicho.
Sendo assim, você poderá optar por investir em:
– Produtos para cabelos crespos, ondulados, cacheados, etc
– Máscara orgânica para cabelos
– Tintas para cabelos
– Cosméticos para salão de beleza
– Ou qualquer outra inspiração que surgir para seu negócio.
Igualmente importante é salientar que existem outras formas de estabelecer nichos através de:
Segmentação geográfica, demográfica, comportamental, estilo de vida, condição financeira e social, entre outras.
Não tenha pressa para identificar o mercado para o seu nicho. Com pesquisas e um planejamento bastante detalhado, você poderá aumentar as possibilidades de sucesso do seu negócio.
Vale lembrar que hoje as mídias sociais existem também para ajudar todos nós empreendedores, afinal o que queremos é crescer no mercado.
Esteja presente digitalmente. Aconselhamos você a entender o mercado online. Isto é, o que dizem os seus seguidores e os seguidores dos seus concorrentes? Analise tudo que eles estão fazendo.
Se inspire na comunicação com cada um deles. Além disso, participe também de grupos que abordam temas semelhantes ao seu negócio.
Resumidamente, essas são algumas dicas para começar a segmentar o seu nicho.
E não esqueça: invista no Marketing Digital, tanto para aprender com ele, quanto para divulgar seus produtos e serviços.