Marketing Digital: primeiros passos

Marketing Digital: primeiro passos

O Marketing Digital vem crescendo muito e a cada dia se tornando mais importante no mundo dos negócios. No entanto, hoje é muito mais difícil promover sua marca através das estratégias online do que era anos atrás.

E por que isso acontece? Por vários motivos!

Eu vou citar três motivos que me parecem bastante óbvios.

O primeiro motivo é a CONCORRÊNCIA.

A partir do momento que as empresas se conscientizaram da importância estarem presentes no mundo digital, fica cada vez mais difícil competir. Por isso, é fundamental se diferenciar não somente pelo produto/serviço ou pelo preço, mas pela qualidade do atendimento e soluções oferecidas. (E isso vale para o mundo offline e online!)
Da mesma forma que sua empresa se digitalizou, o consumidor também!
Hoje, antes de fazer qualquer compra online, ele vai fazer suas buscas e pesquisas pelo que tem interesse.  Sem dúvida o mercado realmente está cheio de mesmices e você precisa ser “o diferente”.

A conclusão disso é que se não houver um diferencial muito significativo, você poderá perder para seu concorrente. Lembre-se de que ele está ali, brigando também pelo seu espaço.

O segundo motivo é CONHECIMENTO.

Saber onde você está pisando vai te colocar na frente da concorrência. Se você é um pequeno empreendedor querendo investir em Marketing Digital e ainda não tem condições de contratar uma agência, saiba que existem muitas armas diferentes que podem levar você ao sucesso. Estude, aprenda, se atualize! A internet está repleta de cursos, lives, podcasts….

O terceiro motivo é a falta de PLANEJAMENTO.

É assustador ver como muitas empresas ignoram a importância do planejamento estratégico.
É impossível que uma ação de marketing digital tenha um resultado positivo quando não antes planejado. Se você acha que é perder tempo se dedicar algumas horas estudando, fazendo roteiros, analisando plataformas, mídias sociais, aplicativos, concorrentes, etc, você realmente está fadado ao fracasso.

O planejamento está interligado ao conhecimento. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o Marketing Digital, mais fácil será fazer um bom planejamento das suas ações.

Se você empreendedor, está iniciando sua jornada no Marketing Digital, preste atenção nas dicas abaixo:
  • Escolha com cuidado onde vai atuar. Considerando que você já tenha um razoável conhecimento sobre o Marketing Digital, avalie quais mídias sociais são as melhores para seu negócio.
    Isso inclui saber onde está seu público. Mas não queira abraçar todas ao mesmo tempo.
    Pesquise também os canais, plataformas, ferramentas, aplicativos….Tudo que for bom para sua empresa deve ser considerado preparar um bom investimento. Só não se esqueça que você não é um super herói e talvez não consiga lidar com tudo ao mesmo tempo.
    Comece fazendo aos poucos, entendendo os resultados e ajustando as suas ações. Menos é mais!
  • Foco.  Se dedique! Leia, estude, peça ajuda…e mantenha o foco. Se hoje não foi tudo aquilo que você esperava, amanha tente novamente e vá descobrindo novos caminhos.
  • Consistência. Principalmente se você tem um blog ou resolveu se envolver com as redes sociais, tenha consistência naquilo que faz. Nada adianta postar um belo texto ou publicar algo bacana nas redes que escolheu e depois passar semanas ausente. Afinal o consumidor está lá todos os dias e quer conhecer melhor sua empresa.

Caro empreendedor, os tempos são difíceis, sabemos disso! Mas não desista. O Marketing Digital ainda tem muito a ser explorado e podemos aprender e nos atualizar a cada dia. Invista nisso!

Se precisar de ajuda, conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *