Inovar pode ser algo simples, se soubermos com que tipo de inovação estamos lidando. Considerando a complexidade que as inovações podem ter, é interessantes definirmos os tipos de inovação existente.
Inovações podem ser: de modelo de negócios, de produto e de processo.
As inovações de modelo de negócios levam em consideração as mudanças necessárias no modelo de negócios em si. Como por exemplo, a estratégia de marketing escolhida pela empresa ou a forma com que o produto chega ao consumidor e ao mercado.
As inovações de produtos consistem em mudanças nas características e atributos do produto em si. Inovações de produto são aquelas que mudam a forma com que este é percebido pelos consumidores.
Inovações de processo consistem em modificações no processo de produção de um serviço ou produto. Isso não reflete diretamente no produto final, mas gera benefícios no que diz respeito à produção. Como por exemplo, redução de custos, aumento na produtividade, etc.
Levando em consideração o impacto de tais inovações podemos dividi-las em dois: inovações radicais e incrementais.
Inovações radicais representam mudanças extremas na maneira que um produto ou serviço é consumido. Na maioria das vezes esse tipo de inovação pode representar mudanças ao modelo de negócios vigente.
Por ultimo, inovações incrementais consistem em pequenas melhorias continuadas. Geralmente tais inovações não modificam de forma drástica a forma com que o produto é consumido no mercado, mas representa avanços sutis que podem ser percebidos pelo consumidor.
Entender os tipos de inovação, sua importância para o crescimento do seu empreendedorismo e os benefícios que cada tipo de inovação pode trazer é essencial. Saber o momento de inovar e como inovar é o segredo para manter-se em movimento, sempre atualizado ao mercado e aquilo que o consumidor espera. Preste atenção a esses detalhes e inove sempre! Boa sorte.
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