inovação

Inovação! Quais os tipos

Como nós vimos nas semanas anteriores inovar é algo fundamental para o desenvolvimento e crescimento das organizações.

Inovações são o que fazem com que as engrenagens continuem em movimento levando-nos sempre em frente. Afinal “são as empresas com novas ideias e enfoques que levam a vantagem, e não aquelas grandes e estratificadas.”¹.

Do ponto de vista empresarial, inovação é a exploração de novas idéias para melhorar os negócios, criando vantagens competitivas e gerando crescimento sustentável da empresa no mercado. 

Para inovar precisamos de um processo criativo, uma estratégia e por fim a força de vontade para colocar tais mudanças em prática.

Mas levando a estratégia de inovação em consideração podemos afirmar que existem duas fontes para estabelecer essa estratégia e criar novas ideias: a inovação aberta ou fechada.

Quando dizemos que uma empresa utiliza inovações fechadas, isso significa que esta empresa baseia sua estratégia de inovação em fontes internas, como por exemplos sócios, equipe, etc. Já ao utilizar uma inovação aberta a empresa se baseia em fontes externas para seus processos de inovação, como por exemplo, fornecedores, clientes, empresas parceiras, universidades, etc.

Determinar qual o seu tipo de inovação é importante para definir qual a sua estratégia. Levar em consideração tanto os pontos de vistas internos e externos antes de inovar pode ser muito melhor do que atentar-se a apenas um. Saber as ideias de sua equipe e pessoal interno é tão válido quanto saber o que o seu cliente acredita ser o melhor ou o que poderia mudar em seus produtos e serviços.

Leve sempre em consideração as ideias daqueles que querem te ajudar, afinal já diz o ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma! Por isso, peça ajuda, opiniões e ideias quando quiser inovar, isso só trará benefícios!

FOSTER, Richard N. Inovação: a vantagem do atacante. São Paulo, Best Seller, 1988.

2Make Soluções pode ajudar a sua empresa na organização das estratégias para uma comunicação interna eficiente, treinamentos de equipes voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvimento da liderança, auxílio na automotivação, superação de bloqueios, despertar habilidades corporativas, profissionais e mudar o estilo de vida, assim como palestras, dinâmicas, etc, fazendo com que você e seus colaboradores se tornem mais comprometidos, engajados e felizes na organização, resultando em um trabalho de qualidade, eficiência e sucesso de todos os envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.