Nossas emoções, assim como a nossa personalidade, exercem grande força em nossos atos e decisões do dia-a-dia. Elas podem ser tanto construtivas e fortalecedoras quanto destrutivas. O ser humano, em seu ambiente de trabalho não tem como exercer suas funções sem que suas emoções estejam de certa forma conectadas a seus atos.
Os recursos humanos, sendo parte fundamental de toda organização, precisam ser muito bem administradas a fim de fazer com que todos se sintam satisfeitos com seu trabalho, afinal, como afirma Karina Rochido Silveira, em seu texto A importância da gestão de Recursos Humanos nas organizações:
“Satisfação no trabalho é um sentimento agradável.A satisfação não esta somente relacionada à renda, mas também ao crescimento pessoal. Através do trabalho o ser humano desenvolve sua capacidade de pensar, sentir e se relacionar, ampliando e aperfeiçoando sua inteligência e suas relações sociais.”
Além disso, é preciso que exista uma gestão de recursos humanos de excelência, que permita com que as pessoas da organização saibam há quem recorrer caso necessitem de ajuda; conselhos; etc.
A gestão dos “recursos humanos não é mais vista como aquela que ‘abraça” as pessoas e resolve conflitos internos, mas sim a que busca aprimorar ainda mais os profissionais de destaque e dar o devido reconhecimento a eles, de modo a desenvolver os potenciais talentos, pessoas que apresentam muitas características positivas, mas que precisam trabalhar outros pontos para se tornarem profissionais de alto desempenho.”
A gestão dos recursos humanos em uma organização é algo que demanda atenção, afinal é algo que lida primeiramente com pessoas.
É preciso entender que a gestão dos recursos humanos não é apenas controle e métodos, ela engloba todos os aspectos da organização, tendo foco em seus funcionários e no que eles pensam; o que eles sentem; etc. Afinal, são esses pontos que influenciam nas relações sociais que este indivíduo irá criar.
Dessa maneira, é preciso entendermos que a gestão de recursos humanos é algo feito na prática! Teorias são ótimas para ter um embasamento teórico, conhecer escritores da área e de atualizar no assunto, mas é a prática que fará diferença.
A 2Make Soluções, pode ajudar a sua empresa na organização das estratégias para uma comunicação interna eficiente, treinamentos de equipes voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvimento da liderança (Leader Coach), auxílio na automotivação, superação de bloqueios, despertar habilidades corporativas, profissionais e mudar o estilo de vida, assim como palestras, dinâmicas, etc, fazendo com que você e seus colaboradores se tornem mais comprometidos, engajados e felizes na organização, resultando em um trabalho de qualidade, eficiência e sucesso de todos os envolvidos.