Fidelizar seu cliente

Fidelizar os clientes: Por que isso é tão importante?

Quando falamos em fidelizar clientes, falamos em sucesso nos negócios. Seguir todas as etapas de uma venda é muito importante. Prospectar o cliente, visitá-lo, conhecer suas necessidades e problemas, negociar e vender.
Mas e depois? O pós venda é fundamental quando você quer fidelizar o seu cliente.

Fidelização de clientes trata-se de um relacionamento que é construído a médio e longo prazo. O cliente se identifica com mais do que apenas o seus produtos e serviços. Ele considera também os valores do empreendimento, personalidade da marca, atendimento, etc.
É diferente de um cliente satisfeito. Satisfação é algo que pode ser alcançado momentaneamente. Mas isso não irá garantir que o consumidor não escolha outras marcas posteriormente.

Atrair novos clientes é fácil. Quero ver fidelizá-los!

Sabemos que essa não é uma tarefa muito fácil, por isso, como já falamos anteriormente, entender as necessidades do seu cliente vai diminuir a distância do caminho para fidelizá-lo. 

É preciso entendê-lo para que se possa oferecer um serviço de total qualidade e que atenda suas urgências naquele momento. E quando falamos em qualidade é válido considerar como esses primeiros passos podem contribuir para a fidelização do cliente! Um cliente que recebe atendimento personalizado e gentil tem 90% de chances de permanecer com você por muito tempo! 

Porque é tão importante fidelizar o seu cliente?

Como disse Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais que manter um atual”.

Quando você investe em fidelização, você consegue fortalecer a sua marca no mercado.
Lembre-se que o mercado  está cada vez mais competitivo. Se seu fiel cliente está satisfeito com seu produto/serviço e com seu atendimento, já é meio caminho andado para você conquistá-lo.

É claro que toda essa jornada exige estratégias diferentes para cada tipo de negócio, mas uma delas é igual para todos: o bom relacionamento. A empresa que mantém o foco no bom relacionamento sai na frente do seu concorrente.

Quando se constrói uma relação com o cliente é certamente mais fácil vender para ele do que para alguém novo.

Na realidade, a probabilidade de realizar uma venda para um consumidor regular pode variar entre 45% a 65% maior do que para um novo consumidor.  

Clientes fiéis compram com mais frequência. Aqueles que estão satisfeitos com o seus produtos e serviços e que são fiéis a sua marca promovem, mesmo que indiretamente, o bom e velho marketing boca a boca. Ou seja, clientes fiéis podem te ajudar a encontrar novos clientes.

Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. (…) Mais do que qualidade na entrega de produtos e serviços, para fidelizar clientes é preciso ultrapassar os limites da satisfação pessoal do comprador.

Além disso, para a elaboração de estratégias de fidelização é necessário identificar as necessidades do consumidor e …

entender quais são as motivações que o levam ou não a comprar novamente em sua empresa.

É preciso levar em consideração que os métodos de fidelização que a empresa X usa, podem não ser tão relevantes para a sua própria. Entender a sua individualidade é algo fundamental para iniciar um plano de fidelização de clientes.

Um ponto importantíssimo para encantar o seu consumidor e, possivelmente, fazer com que ele se torne um cliente fiel é fornecer um atendimento excelente.
Para isso deve-se oferecer um atendimento que se enquadre ao perfil do cliente, que o faça sentir confortável e confiante com a compra.

Encante seu cliente! Saiba ouvi-lo e preste atenção aos sinais que ele está transmitindo.

Ofereça vantagens e exclusividades a seus clientes fiéis. Não precisa ser nada grandioso. Pequenos detalhes podem fazer a diferença: newsletters exclusivas, conteúdo personalizado, lançamentos antecipados, descontos, formas de pagamento diferenciadas, etc.

Por fim, monitore seus resultados no que se refere às suas estratégias de fidelização de clientes. Isso servirá para que você perceba quais dessas estão dando maior retorno e quais podem ser alteradas e melhoradas.

E lembre-se, quanto mais conhecimento tiver sobre o comportamento do seu consumidor, mais preparado estará para elaborar as melhores estratégias de fidelização de clientes.

Por isso, seja o cliente novo ou já ‘velho’ dê toda a atenção que ele merece. Saiba cativá-lo e fidelizá-lo. São os clientes fidelizados e satisfeitos que vão ajudar a sua empresa crescer, recomendando e indicando você a outras pessoas e assim as suas vendas vão crescer! 

Marcela A. – Webwriter

Leave a Reply

Your email address will not be published.