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E-commerce: dicas de sucesso

O e-commerce tem se tornado cada vez mais comum no dia-a-dia do consumidor. Muitas pessoas têm dado preferência à comodidade de fazer compras em casa através de um computador, tablet ou celular do que sair às ruas buscando o produto desejado. Afinal, eles devem estar se perguntando: porque sair de casa para comprar se hoje eu posso fazer isso com apenas um clique?

Tal forma de comércio dá ao consumidor muitas vantagens, mas podemos dizer que a facilidade e a rapidez na execução da compra se destacam.

 Para o empreendedor, no entanto, o e-commerce não é tão fácil quanto para o consumidor. Esse tipo de comércio é vantajoso sim para quem empreende, mas não podemos esquecer que ele é um negócio como qualquer outro, que demanda atenção, planejamento e muito trabalho.

Por isso, hoje nós iremos passar algumas dicas que podem ser interessantes para quem está começando em meio ao comércio eletrônico e para quem deseja futuramente levar os negócios ao meio digital.

Como nós já dissemos acima, um e-commerce é uma loja quanto qualquer outra. Mesmo que os investimentos iniciais sejam mais tranquilos financeiramente é preciso lembrar-se sempre que para se ter um e-commerce não basta apenas listar o produto no site. É preciso saber comprar dos fornecedores, entender qual o melhor sortimento dos produtos no portfólio e calcular o inventário a ser estocado. É necessário também ter conhecimentos de gestão para entender os demonstrativos financeiros e calcular o fluxo de caixa.

Além disso, pelo fato de que o e-commerce também funciona como uma loja convencional é fundamental atentar-se a um planejamento. Planejar é um meio de alcançar o sucesso, por isso, dê a devida atenção para seus negócios, mesmo que eles se encontrem em meio eletrônico, afinal ao empreender planejamento é essencial.

Entenda como funciona a legislação desse meio de comércio, atente-se para o código do consumidor quando o mesmo trata sobre as vendas feitas em comércio eletrônico. Dê os direitos que seus clientes merecem sempre!

Por fim, escolha bem a plataforma onde irá inserir o seu e-commerce. No mercado existem de soluções gratuitas a outras que custam milhões de reais. A escolha não deve levar em conta apenas o custo, mas se as funcionalidades que elas oferecem são importantes para o aquele negócio em específico e se traduzem em diferencial competitivo. Por exemplo, uma loja virtual de roupas pode ter um provador virtual para os consumidores verem como caiu o modelo. Além de conquistar mais clientes devido à facilidade, a empresa ajuda a reduzir os custos de devolução do produto.


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