e-commerce, comércio eletrônico

E-commerce: proteja-se contra fraudes

Com o avanço na popularidade do e-commerce, mais e mais lojas estão levando seus produtos para o meio eletrônico.

Algo que pode ser extremamente vantajoso levando em consideração o novo perfil de consumidor que vem se estabelecendo nos dias de hoje.

O e-commerce ou comércio eletrônico, assim como o comércio convencional, ou seja, feito em lojas físicas está propenso a fraudes.

Por isso, assim como tomamos precauções quando temos um negócio em ambiente físico é preciso tomar precauções também para o ambiente eletrônico. 

Essa atitude de precaução faz-se ainda mais importante pelo fato que o nosso país, infelizmente, está entre os países com maior número de fraudes com cartão de crédito, estando atrás apenas de países como Estados Unidos, México, China e Índia. ¹

E tais fraudes no e-commerce, além de serem infelizes para os consumidores são também extremamente prejudiciais para o comerciante, pois nestes casos quem precisa arcar com os prejuízos é o comerciante.

Esse cenário reafirma a necessidade de tomar as devidas precauções contra fraudes em meio eletrônico ou digital.

Por isso, nós reunimos algumas ideias que são muito válidas na hora de tentar evitar fraudes no e-commerce, veja a seguir:

Deixe seu cliente a par de todas as transaçõesInforme o seu cliente de todas as transações feitas no nome dele, seja por SMS ou até mesmo e-mail.

Uma boa ideia é pedir que antes de qualquer finalização de compra, o seu cliente deverá confirmar um código que será enviado em um desses dois formatos sugeridos acima, sem tal código, a compra não poderá ser efetuada. É interessantes que nessa mensagem exista os valor e informações do produto a ser adquirido.

Peça sempre senhas fortes. Por mais simples que isso pareça e para alguns até algo chato e desnecessário, peça sempre a seu cliente que ao criar um cadastro em seu e-commerce forneça senhas mais complexas, algo que não seja facilmente descoberto por outrem, informando-o que esta solicitação é para garantir maior segurança a ele e que não é apenas mais uma exigência.

Caso um mesmo cliente tenha muitas transações negadas durante uma tentativa de compra em seu e-commerce, seja por erros em dados pessoais ou por dados de cartão de crédito, pode ser uma situação de fraude.

Nesse caso, é interessante definir um número máximo de transações negadas. Se o cliente exceder o número de tentativas pode-se bloquear a conta do usuário temporariamente a fim de garantir a segurança do mesmo.

Por fim, recomendamos sempre a necessidade de ter ajuda profissional nessas situações. Um profissional da área de segurança vai ser a melhor pessoa a te ajudar a evitar fraudes no meio eletrônico. Principalmente se for alguém especialista em e-commerce.

Além do que, deixar esse serviço nas mãos de uma pessoa qualificada para tal garantirá a você mais tempo para focar nas suas vendas e na conquista de novos clientes.

¹ Global Consumers React to Rising Fraud: Beware Back of Wallet, 2012.  https://www.aciworldwide.com/~/media/files/collateral/aci_aite_global_consumers_react_to_rising_fraud_1012

2Make Soluções, pode ajudar a sua empresa na organização das estratégias para uma comunicação interna eficiente, treinamentos de equipes voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvimento da liderança (Leader Coach), auxílio na automotivação, superação de bloqueios, despertar habilidades corporativas, profissionais e mudar o estilo de vida, assim como palestras, dinâmicas, etc, fazendo com que você e seus colaboradores se tornem mais comprometidos, engajados e felizes na organização, resultando em um trabalho de qualidade, eficiência e sucesso de todos os envolvidos.