Confiança

Confiança é a base de tudo

Confiança é a base de todo relacionamento. Fundamental para a construção de uma relação profissional de sucesso, proporciona uma comunicação aberta, colaboração, autonomia e respeito mútuo.

No âmbito profissional é preciso ter uma relação de confiança com cada um de seus clientes, sua equipe e também seus parceiros de negócios.
É através da confiança que seu cliente irá dar chances a suas ideias e novidades; e que seus parceiros de negócios poderão indicar o seus produtos e serviços a sua rede de contatos.

Há algumas atitudes que podem te ajudar a construir essa relação de confiança:
Se comunique de forma profissional – Sempre que precisar entrar em contato por e-mail ou mensagem de texto com um cliente ou parceiro de negócios você deve escrever de forma profissional desde o primeiro contato. A forma como você se apresenta e se comunica deve ser clara, sucinta e educada. Não há necessidade de ser formal, mas leve em consideração o perfil de quem irá receber essa mensagem e, a partir daí é possível adaptar o estilo da linguagem.

Horários e prazos são importantes – Seus clientes e parceiros de negócios, assim como você, têm rotinas corridas, compromissos e milhões de coisas a se preocupar, por isso honre prazos e horários. Não cancele ou tente reagendar reuniões de última hora, não esqueça de comparecer e não chegue atrasado. O tempo de todos os envolvidos é valioso, não o desperdice.

Além disso, caso você tenha um prazo para a entrega de um produto e serviço, honre esse prazo sempre! Se houver a necessidade de estender o prazo, por conta de algum imprevisto, deixe seu cliente totalmente ciente disso, explique o porquê de tal atraso e já forneça a nova data.

Seja transparente – Use sempre da honestidade com seus clientes e parceiros de negócios. No caso de erros ou qualquer problema relacionado ao produto/serviço seja honesto e, o quanto antes, explique a situação. É muito melhor deixar tudo de maneira mais transparente na comunicação.

Peça um feedback – Feedbacks são sempre uma ótima forma pra te ajudar em seu crescimento. Peça para seu cliente que dê feedbacks sobre seus produtos/serviços, dessa forma você está mostrando a ele que se importa com o que ele achou do seu trabalho e que, caso necessário, quer oferecer as melhorias que ele espera.

Seja você mesmo – Por mais que se deva levar em consideração o perfil do consumidor e público alvo, você nunca deve desconsiderar o seu próprio estilo. Para se construir uma relação de confiança, ela não pode ter como base algo que você não é. Por isso, seja você mesmo mas sem nunca deixar de ser profissional.

Por fim, coloque-se sempre no lugar do outro. Ofereça ao seu cliente e parceiro de negócios o tipo de relacionamento de confiança que você gostaria de ter.

Use de empatia e respeito, afinal é isso o que você também espera, não é mesmo?

Marcela A.
Webwriter

 

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