Comunicação

Comunicação e relacionamentos profissionais

A construção de relacionamentos de sucesso, tanto pessoais quanto profissionais, exige alguns fatores chave. A confiança é um deles, pois proporciona uma comunicação aberta, colaboração, autonomia e respeito mútuo. Outro fator importantíssimo é a comunicação. Sem ela, ou até mesmo quando ela existe, porém não é clara, muitos problemas podem surgir no relacionamento. (https://2makesolucoes.com.br/confianca/)

Comunicação pode parecer algo muito simples, afinal ela é essencial ao ser humano e fazemos isso o tempo todo. Mas você já parou pra pensar se em suas mensagens de texto, newsletters ou e-mails estão entregando a mensagem que você realmente gostaria? Se sua mensagem está sendo objetiva e passando as informações necessárias?

A falta de clareza ao se comunicar pode ser muito prejudicial para seus negócios. E é importante não esquecer-se de que a forma com que você escreve para fins pessoais é diferente da forma com que escreve para fins de negócios. Para melhorar a sua comunicação com o seu cliente, parceiro de negócio e equipe há alguns pontos que devem ser levados em consideração para que a sua mensagem seja escrita da melhor maneira possível.

Esses devem ser analisados antes de dar início ao processo de escrita de fato.

O primeiro ponto a se levar em consideração ao escrever para fins de negócios é o leitor! Ou seja, a quem essa mensagem será destinada. Para isso, você deve responder algumas questões:

 

  • Quem é o meu leitor? Estou escrevendo para meu cliente, colega de trabalho, parceiro de negócios, meu chefe? Saber a quem a mensagem será destinada é essencial para que você saiba como desenvolvê-la e qual o melhor formato para esse leitor em específico.
  • O que meu leitor sabe sobre o assunto abordado na mensagem? Talvez você precise escrever sobre o mesmo assunto para diversas pessoas, mas isso não quer dizer que você pode encaminhar a mesma mensagem para todos eles. Leitores diferentes tem conhecimentos diferentes sobre um assunto.

 

Responder essas duas perguntas te dará a chance de organizar os detalhes e escolher a melhor abordagem da mensagem.

Outro ponto a se considerar é o propósito da mensagem. Uma forma bacana de saber o propósito de sua mensagem é pensar sobre a mesma até que você possa responder de forma concisa as seguintes informações: Quem é meu leitor; Porque preciso escrever; O que preciso escrever; O que espero como resposta do meu leitor.

Esses dois pontos são importantes, pois o ajudarão a moldar o formato de sua mensagem. A partir disso, você terá mais clareza sobre sua mensagem e pode, finalmente, dar início ao processo de escrita.

Ao escrever para fins de negócios, mensagens claras e objetivas são extremamente fundamentais, elas podem o ajudar a ganhar tempo e eliminar problemas de comunicação. Saiba usar técnicas que o ajudarão no processo de escrita, isso é uma excelente estratégia de negócios.

Baseado no livro: Writing well for business sucess – A complete guide to style, grammar and usage at work.

Marcela A.
Webwriter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.