Comunicar-se bem

Comunicação: seja claro e objetivo

A falta de clareza ao se comunicar pode ser muito prejudicial, por isso é importante não esquecer-se de que a forma com que você escreve ou fala informalmente é diferente da forma com que se comunica para fins de negócios. Ao se comunicar para fins de negócios, mensagens claras e objetivas são extremamente fundamentais, elas podem o ajudar a ganhar tempo e eliminar problemas de comunicação.

É grande o número de pessoas que tem dificuldade para se expressar e isso pesa muito negativamente quando se quer ou precisa passar uma mensagem ao outro de forma consistente.

Se eu te fizer a seguinte pergunta agora: “O que você faz profissionalmente?”, você é capaz de me responder claramente?

Na maioria das vezes quando não nos fazemos entender, a responsabilidade é totalmente nossa e não do ouvinte. Sem perceber deixamos ruídos e margem a interpretações duvidosas, por isso é preciso, antes de tudo, detectar onde está havendo falhas na maneira de entregar a mensagem.

Ao comunicar-se com seu cliente ou parceiro de negócios, uma comunicação clara é fundamental para quem deseja ter sucesso.

Hoje, o maior meio de comunicação entre empresa e cliente faz-se através de emails, newsletters, mensagens de texto, aplicativos como WhatsApp, pois temos urgências e queremos simplificar nossa comunicação. E mais do que isso, queremos e precisamos nos fazer entender. 

Você sabia que tempo médio de leitura de emails aumentou 7% nos últimos seis anos? Porém isso nos leva a seguinte questão: Estão os leitores tendo mais interesse no conteúdo desses ou estão tendo mais dificuldade para entender o que o remetente está tentando dizer?

Por isso, é importante conseguir prender a atenção do seu leitor e se certificar de escrever de forma que ele realmente entenda sua mensagem. Isso vale também quando utilizamos a fala para nos comunicar verbalmente.

Se comunicar com clareza fará com que você, seu cliente e parceiros de negócios ganhem tempo. Algumas dicas úteis podem ajudar nesse processo: 

Organize seus pensamentos antes de escrever ou falar. Sobre o que você deseja comunicar? Quais são as informações essenciais? Estabeleça tudo o que é necessário estar presente na mensagem e só depois comece a trnasmiti-la. Iniciar um email ou uma conversa verbal sem ter essas informações pré-estabelecidas, pode fazer com que você se perca em palavras.

Escreva mensagens curtas. Simples assim. Por que? Bom, responda honestamente: quando você vê algum “textão” no Facebook, você se sente animado ou frustrado de ter que ler tudo aquilo? É muito mais satisfatório poder ler os assuntos que nos interessam em textos ou mensagens curtas e objetivas, ou pelo menos, de tamanho razoáveis, do que ler textos infinitos que não nos levam a lugar algum. Seja sucinto sempre que possível, verbalmente também! 

Escreva e fale de forma natural. Seu leitor/ouvinte se sentirá muito mais próximo a você se seu tom for natural. Não há necessidade de enfeitar suas palavras ou usar um vocabulário que se distancia da sua realidade ou da realidade do cliente.

Por fim, antes de transmitir uma mensagem, seja ela falada ou escrita, reflita sobre ela, mesmo que isso tenha que acontecer no imprevisto. 

Consequentemente, esses passos se tornarão parte da sua rotina, se comunicar com clareza se tornará algo ainda mais natural.

Vale a pena investir um pouquinho do seu tempo para melhorar essa habilidade.

 

Marcela A.
webwriter

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