Comunicação: seja claro e objetivo

Comunicação: seja claro e objetivo

Comunicação: ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.
E para que isso aconteça de verdade é preciso ser claro e objetivo, permitindo que nossa mensagem seja clara o suficiente para chegar até o outro de forma bem compreendida. 

Um grande número de pessoas tem dificuldade para se comunicar corretamente. E isso pode ser a causa de grandes desentendimentos e conflitos.  Uma mensagem mal compreendida não poderá ter os resultados esperados.  Isso é válido tanto no âmbito pessoal, quanto profissional.  

É  importante lembrar que a forma com que você escreve (ou fala) informalmente é diferente da forma com que se comunica para fins de negócios. Comunicar-se informalmente, entre amigos, por exemplo, não exige os mesmos cuidados que teríamos falando com um cliente, concorda?
Por mais que um cliente use uma linguagem bastante coloquial, ele exige que nós sejamos profissionais e o tratemos com total empatia. 

Uma comunicação bem efetiva exige muita clareza!

Se eu te fizer a seguinte pergunta agora: “O que você faz profissionalmente?”, você é capaz de me responder claramente?
Já fiz esse teste com muitas pessoas e a maioria delas não consegue me dizer objetivamente o que faz.  Algumas respondem: “Eu trabalho na empresa tal”,   “Sou designer”, “Tenho mum taxi” ou “Estou desempregado”.

Essa forma minúscula de se comunicar pode ser um fracasso! Não ficaria muito mais claro se as pessoas me respondessem de forma mais coerente, precisa e explicativa?
Não precisa entrar em detalhes, mas é preciso se fazer entender e aproveitar a oportunidade para se expressar corretamente.

Na maioria das vezes quando não nos fazemos entender, a responsabilidade é totalmente nossa e não do ouvinte. Sem perceber deixamos ruídos e margem a interpretações duvidosas, por isso é preciso, antes de tudo, detectar onde está havendo falhas na maneira de entregar a mensagem.

Ao comunicar-se com seu cliente ou parceiro de negócios, uma comunicação clara é fundamental para quem deseja ter sucesso.

Hoje, o maior meio de comunicação entre empresa e cliente faz-se através de emails, newsletters, mensagens de texto, aplicativos como WhatsApp, pois temos urgências e queremos simplificar nossa comunicação. E mais do que isso, queremos e precisamos nos fazer entender.

Com o crescimento das empresas usando o WhatsApp, a comunicação ficou muito mais ágil, prática, acontecendo no tempo real. Simplificamos o número de palavrvas, queremos ser rápidos.

Por isso, é importante conseguir prender a atenção do seu leitor sendo prático e claro. Além disso, é preciso perceber a  forma de linguagem que está sendo usada pelo outro e então, se adequar a ela. Neste caso, certamente vai haver uma comunicação assertiva, sem mal entendidos.
Isso vale também quando utilizamos a fala para nos comunicar verbalmente.

Uma comunicação clara e objetiva fará com que você, seu cliente e parceiros de negócios ganhem tempo.

Algumas dicas úteis podem ajudar nesse processo:

Organize seus pensamentos antes de escrever ou falar. Sobre o que você deseja comunicar? Quais são as informações essenciais?
Estabeleça tudo o que é necessário estar presente na mensagem e só depois comece a transmiti-la. Iniciar um email ou uma conversa verbal sem ter essas informações pré-estabelecidas, pode fazer com que você se perca em palavras.

Escreva mensagens curtas. Simples assim. Por que? Bom, responda honestamente: quando você vê algum “textão” no Facebook, você se sente animado ou frustrado de ter que ler tudo aquilo?
É muito mais satisfatório poder ler os assuntos que nos interessam em textos ou mensagens curtas e objetivas do que ler textos infinitos que não nos levam a lugar algum.
Seja sucinto sempre que possível, verbalmente também! 

Escreva e fale de forma natural. Seu leitor/ouvinte se sentirá muito mais próximo a você se seu tom for natural. Não há necessidade de enfeitar suas palavras ou usar um vocabulário que se distancia da sua realidade ou da realidade do cliente.

Por fim, antes de transmitir uma mensagem, seja ela falada ou escrita, reflita sobre ela, mesmo que isso tenha que acontecer no imprevisto. 

Consequentemente, esses passos se tornarão parte da sua rotina, se comunicar com clareza se tornará algo ainda mais natural.

Vale a pena investir um pouquinho do seu tempo para melhorar essa habilidade.

 

Marcela A.
webwriter

Leave a Reply

Your email address will not be published.