Assistente virtual

Assistente Virtual: uma profissão do futuro

Um Assistente Virtual, também conhecido por Assistente Remoto, é o profissional contratado para auxiliar empresas e profissionais liberais na gestão dos negócios.

Este profissional exerce várias tarefas remotamente e utiliza de suas próprias ferramentas de trabalho. Tem como benefício a flexibilidade de horários e a tranquilidade de trabalhar com suas principais habilidades e competências.
O Assistente Virtual pode realizar suas atividades estando home office ou em um coworking. Ou ainda em qualquer outro lugar que disponha de recursos para suas atividades. Como um smartfone e uma boa internet, por exemplo.

Muito conhecido pela sigla AV, esta profissão vem crescendo desde a década de 90, quando as inovações tecnólogicas começaram a tomar conta do mundo!

Uma pesquisa feita pela Manpowergroup, empresa de consultoria na área de recursos humanos, diz que “65% dos empregos nos quais as pessoas irão trabalhar nos próximos anos são cargos que ainda nem existem.”

Uma das profissões do futuro é o Asssitente Virtual.

Empreendedores e empresas começaram a entender que delegando algumas tarefas, eles acabam ganhando espaço suficiente na agenda. A contratação de um Assistente Virtual vai fazer com que os empresários/empreendedores possam se dedicar melhor em outros assuntos que exigem atenção plena e imediata.
E de fato, quando delegamos tarefas , descentralizando somente a uma pessoa, o resultado pode ser um fluxo de processos mais tranquilos e eficientes.
No Brasil este cenário tem crescido nos últimos anos. Especialmente em decorrência da crise econômica, que vem mudando muito as relações de trabalho e emprego.

Onde atua, exatamente, um assistente virtual/remoto?

Com toda certeza são pessoas multitarefas e possuem várias habilidades. É uma profissão muito ampla, na verdade.

Até pouco tempo pensava-se que um Assistente Virtual pudesse atuar apenas nas áreas administrativa, financeira, comercial e secretariado.
Mas o mundo cresceu e mudou!
Com o aumento da demanda por serviços digitais, surgiram novas áreas, como por exemplo: Comunicação, Gerenciamento de redes sociais,  Marketing Digital, Atendimento ao Cliente, Cursos e Treinamentos, RH e muito mais!

Toda empresa para funcionar e ter sucesso precisa de suporte para suas atividades. Muitas vezes os colaboradores de uma empresa não dispõem de tempo suficiente para cuidar de todas funções. Assim como a empresa pode não possuir recursos financeiros suficientes para ter uma equipe especializada para cada setor.
Sem contar que empresas quando contratam um assistente virtual, conseguem ter mais controle sobre demandas e entregas. Isso gera maior produtividade e evita também as despesas trabalhistas.

Várias tarefas são negligenciadas nas pequenas e médias empresas por falta de mãos para realizá –las.

É aqui que entra o profissional de assistência virtual!

Assistentes Virtuais são procurados especialmente por pequenas e médias empresas que precisam de profissionais dinâmicos, organizados e comprometidos.
Quando contratados, ajudam os empreendedores a se livrarem das tarefas que não gostam, não sabem executar ou simplesmente não tem tempo para realizá-las.

Principais serviços prestados por um assistente virtual:

  1. ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
  2. COMERCIAL
  3. COMUNICAÇÃO E MARKETING
  4. EVENTOS CORPORATIVOS, ETC

É claro que tudo isso exige uma equipe especializada para cuidar de cada etapa e segmento.

Algumas habilidades necessárias para ser um bom assistente remoto:

Trabalhar em casa, no esquema home office ou em um coworking, requer muita disciplina.
É fundamental saber gerenciar bem o tempo, pois geralmente exitem prazos estabelecidos.
Além disso, uma das principais habilidades de um assistente virtual é ser ser uma pessoa proativa.
A empresa ou o empreendedor que contrata um assistente virtual, delega atividades importantes para esse profissional. Ele espera muita dedicação, pontualidade na entrega, soluções criativas e resultados perfeitos.
Não menos importante, um Asssitente Virtual precisa ser muito organizado para que as tarefas sejam executadas com eficiência e entregues no prazo acordado. Isso evitará estresses de ambas as partes.

A contratação, geralmente, é feita para um ou vários serviços específicos e isso vai depender muito da necessidade imediata da empresa.

A definição dos tipos de serviços que serão prestados também vai depender das necessidades e demandas de cada empresa, pois cada cliente é único e precisa ser atendido de forma personalizada.

QUANTO GANHA UM ASSISTENTE VIRTUAL?

Para saber quanto ganha hoje, em média, um assistente virtual, é necessário calcular as horas trabalhadas e saber quais serão os serviços que serão prestados.
O valor pode decorrer da complexidade do trabalho e na maioria dos casos, o assistente virtual cobra por hora. Ele pode também fechar um pacote de serviços mensais com o cliente.
Existem ferramentas virtuais que podem ajudar a calcular o valor de hora trabalhada para essa função.

Algumas funções são mais trabalhosas do que outras, e isso influencia o valor da hora trabalhada.
Podemos estabelecer uma média salarial de um assistente virtual, que em geral, ganha entre R$ 1.500,00 e R$ 10.000,00 por mês. Esse valor pode ser maior ou menor dependendo do número de horas trabalhadas e dos serviços prestados.
Cabe ao profissional calcular quanto vale a sua hora de trabalho, baseando-se nas suas capacidades e na quantidade de horas que deseja trabalhar.
Com esses dados em mãos, fica fácil fazer uma proposta real e justa ao contratante para que possam negociar até chegarem a um acordo.

Observação: Conceito sobre Assistente Digital ou Assistente de voz:

Assistente digital e Assistente de voz são tecnologias para realizar algumas atividades de forma automatizada através de “robôs. Como por exemplo a Alexia, Magalu, Google Assistente, entre outras. Todas elas possuem diferentes comandos de ações.
Outro exemplo de comando de assistente de voz são os aplicativos de rotas, como Waze, Google Maps, etc. São inúmeros e ainda vão surgir muitos outros!

Se precisarem de um Assistente Virtual, conte conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published.