Prospectar é uma necessidade para todo profissional de vendas e para a grande maioria das empresas. Não podemos mais ficar sentados esperando que o cliente venha até nós. A concorrência é grande e precisamos correr (e muito) para alcançarmos o consumidor.
O que é prospecção?
Resumidamente e sem nenhum segredo na definição, prospecção é um conjunto de técnicas estudadas e estruturadas para pesquisar novos leads e procurar se conectar com eles. O objetivo principal é qualificá-los e, depois, poder vender o produto ou serviço.
Prospectar é algo vital para que qualquer empresa sobreviva e tem sido mesmo um desafio!
No entanto, estamos passando por uma crise bastante assustadora, tanto econômica quanto sanitária. Isso vem desanimando inúmeros profissionais que atuam na área comercial. Muitos não estão sabendo como agir nesse momento e até mesmo se perguntam se devem adotar alguma ação que possa ser produtiva.
É um pouco desanimador sim, mas não podemos nos dar por perdidos!
Mantenha o foco e a motivação diária. Pior é ficar se lamentando e não fazer nada nessa fase de quarentena.
Se visitas estão sendo evitadas ou até mesmo proibidas, é hora de pensar em alternativas!
- Divulgue sua empresa. As mídias sociais estão aí para ajudar. Elas vêm ganhando cada vez mais espaço em vendas B2B. Você pode pensar em ações diferentes para cada uma delas, de acordo com o seu público alvo e seus objetivos.
Lembre-se que se você não for visto, o seu concorrente pode estar sendo! - Networking. Não é porque não se pode, neste momento, participar de eventos presenciais para fazer um bom networking e aumentar as conexões, que não se deva manter os relacionamentos profissionais.
Através do networking se cria várias oportunidades. - E a sua base de contatos? Esse é o momento de ativá-la. Faça um telefonema, troque ideias, peça indicações… E lembre-se que seus contatos também podem estar precisando de ajuda. Ofereça-a sempre que for possível.
- Atualize-se. Nunca tivemos tantos cursos gratuitos, treinamentos, lives, encontros virtuais. Participe, construa, relacione-se.
Apesar de toda essa crise, alguns caminhos ainda estão valendo para prospectar de forma eficiente: além das redes sociais e o networking, temos o telefone e WhatsApp. Se usá-los de forma correta, o resultado pode ser altamente benéfico.
Se você quer saber mais como prospectar de forma efetiva, temos um treinamento para você ou para seu profissional da área comercial.
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