O WhatsApp é hoje, sem dúvida, uma das plataformas digitais mais populares, ultrapassando as redes sociais.
E embora tenha sido criado como um simples app para troca de mensagens, hoje ele vem tendo outras utilidades e ganhando cada vez mais espaço dentro do Marketing Digital.
O número de usuários desse aplicativo já ultrapassa os 100 milhões no Brasil.
O empreendedor começou a enxergar novas possibilidades através do Whatsapp, estreitando relações entre marca e consumidor.
Eu diria que é uma revolução na comunicação e na forma de relacionar com clientes.
Através do aplicativo empresas podem contatar, vender, agendar, dar informações e até solucionar problemas de forma mais rápida e interativa.
Citando um bom exemplo, hoje em dia as clínicas, hospitais e convênios de saúde usam esse aplicativo para agendar consultas e enviar resultados de exames. Olha que maravilha você não precisar ficar horas no telefone para agendar sua consulta!
O Whatsapp proporciona também um engajamento maior com o consumidor se comparado às redes sociais.
Ele é dinâmico, as pessoas estão sempre com seus smartfones em mãos e a entrega de uma mensagem é instantânea.
Essa disponibilidade imediata da marca é um grande elemento de fidelização, mas isso não significa que ele por si subistitua outras ferramentas.
É preciso alinhá-lo sempre a outros canais online: site, redes sociais como Facebook, Instagram, etc.
Outro benefício do uso do WhatsApp como ferramenta de marketing é a variação de conteúdos a serem trabalhados.
Ações como o envio de mensagens publicitárias, imagens e vídeos podem ser feitos e proporcionar ótimos resultados.
Mas você não pode exagerar nas mensagens sobre sus produtos, serviços ou promoções. Exagero é algo que pode ser muito negativo também!
Considerando este contexto e a realidade de que o WhatsApp vem superando as redes sociais em popularidade , é fundamental que empreendedores passem a investir mais nessa ferramenta para gerar ou criar novas oportunidades para seus negócios.
Muito embora as mensagens sejam instantâneas, nem sempre são sincoronizadas.
O que isso significa mensagens não sincronizadas?
Mensagens não sincronizadas ou assíncronas: Você manda uma mensagem para seu cliente, por exemplo, porque quer tirar uma dúvida sobre um projeto que está em andamento. O seu cliente está em uma reunião e somente horas depois consegue ler sua mensagem.
Por isso, entenda que a comunicação no WhatsApp é em tempo real, mas não significa que será entregue ou respondida imediatamente! Não vá ficar nervoso ou cobrar respostas imediatas.
O importante é descobrir esstratégias eficientes e personalizadas que facilitem a comunicação com os clientes. Na maioria das vezes isso poderá aumentar a produtividade, as vendas e melhorar o relacionamento com o consumidor.
E lembre-se: se você ainda não está usando este aplicativo para seus negócios, está perdendo tempo e bons negócios!
A 2Make Soluções, pode ajudar a sua empresa no uso correto do Whatsapp!!
Nosso objetivo é trazer os benefícios do marketing digital para micro e pequenas empresas. Sabemos que estas empresas precisam estar mais próximas de seus consumidores, através de uma comunicação dinâmica e eficiente. Dentro da realidade de cada um, com recursos disponíveis e boas estratégias, você pode alcançar resultados muito positivos!
Aventure-se na comunicação digital com seu público-alvo! Conte conosco nessa aventura!
Marcela A.
Webwriter