O ano de 2022 é o ano da esperança. Esperança de que tudo seja melhor: saúde, economia, trabalho, relacionamentos, sentimentos, planeta, ser humano…
Reflexões fazem parte dos primeiros dias de um novo ano. Geralmente aproveitamos os primeiros dias do ano para revermos conceitos e atitudes, sejam pessoais ou profissionais.
É comum fazermos um levantamento do ano anterior e colocarmos ideias no papel. Procuramos nos atualizar sobre o mercado e suas novas tendências, ou seja, começamos o ano com muita disposição para fazer um bom planejamento e iniciar mais um ciclo.
Disposição realmente não falta para nossa equipe. Hoje queremos dividir com vocês, leitores, alguns pontos importantes sobre o Marketing Digital, inclusive algumas tendências.
Quais são as tendências do Marketing Digital para esse novo ano?
Muito embora temos visto o Marketing Digital ser confundido e até banalizado por muitos (isso se deve a “pré-conceitos” e pela falta de capacitação de muitos profissionais), não tem como não investir em estratégias de Marketing Digital.
Sabemos que inovações acontecem muito rapidamente e que tudo se transforma de tal forma que se não acompanharmos de perto a evolução digital, em pouco tempo ficamos obsoletos.
É muito provável que neste ano de 2022 o trabalho híbrido permaneça. Empresas de diversos setores já entenderam que esse pode ser um modelo que beneficia a todos.
É claro que não há garantias, por isso falamos em tendências. No caso do Marketing Digital, se tudo correr conforme as probabilidades, teremos um crescimento dessa profissão ainda maior do que em 2021.
Tudo indica que para esse ano de 2022 teremos algumas tendências bastante fortes:
- Marketing Digital e Vendas caminhando juntos: esses dois departamentos precisam trabalhar em parceria e de forma unificada. Será um ajudando o outro com o planejamento, análise de resultados, métricas e estratégias, ou seja, o apoio será de mão dupla.
- Marketing de Conteúdo: Como sempre, produzir conteúdo relevante é essencial. 2022 pede novos formatos de criação, como vídeos e podcasts. Além disso, será fundamental se voltar para conteúdos com mais personalização e mais proximidade com o consumidor. Somado a isso é fundamental promover mais entregas que solucionem dúvidas e dores.
- Profissionais mais próximos da tecnologia: A tecnologia pode ajudar uma empresa a escalar. Em 2022 será indispensável adotar ferramentas que facilitem coleta de dados e informações necessárias para os profissionais de marketing.
- Live Stream e Live Commerce: Uma tendência que teve início nos anos anteriores e promete ficar! Segundo o site Adnews “As redes sociais se provaram mais do que um espaço de criação de relacionamentos e interatividade entre empresas e seus consumidores. Mas também um ótimo local para se identificar leads, prospects e engajar para a venda. Muitas dessas plataformas inauguraram ambientes específicos de venda como Instagram Shopping e o Facebook Marketplace, Além disso, implementaram soluções criativas como as live commerce ou shop streaming que têm ganhado destaque por transformar as transmissões ao vivo em uma ferramenta fundamental para manter e fortalecer as vendas do varejo. Esse novo formato se utiliza das lives para aproximar o consumidor da marca de maneira prática, gerando oportunidade de interação e relacionamento, por não mostrar os produtos apenas, mas também ao oferecer entretenimento, interação e informação.”
Vale a pena também destacar que o entretenimento e interação continuarão em alta nas redes sociais.
Consumidores gostam também de diversão e interação. Pensar em conteúdos que permitam dividir experiências e participação com o consumidor pode ser uma boa ideia. Aposte nos stories interativos: enquetes, perguntas,etc.
Falamos aqui sobre algumas tendências do Marketing Digital, no entanto, tudo pode mudar no decorrer dos próximos meses. Ainda passamos por momentos de incertezas e vale a pena lembrar que “agilidade” e “transformação” nunca estiveram tão presentes em nosso mundo corporativo.
Vamos nos atualizando e atualizando vocês!