Telemarketing 0303

Telemarketing: entra em vigor o uso do código 0303

As regras para ligações de telemarketing ativo entram em vigor no mês de março de 2022, mais precisamente no dia 10. O uso do código 0303 deverá ser identificado claramente no visor do aparelho, sendo essas ligações gravadas ou não.

Considerando o número alto de ligações que recebemos diariamente de empresas de diferentes setores, na maioria das vezes indesejáveis e inoportunas, essa nova regra nos dá uma certa tranquilidade e liberdade para atendermos ou não uma ligação quando não identificamos o número.

Por enquanto as regras cabem somente para aparelhos celulares. Para a rede fixa, as regras passam a valer também a partir de junho.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) obriga as operadoras de telefonia a disponibilizarem o código 0303 às empresas de telemarketing, que aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços.

Melhor ainda é que vamos poder exigir das operadoras o bloqueio dos nossos números.

Na maioria das vezes as ligações de telemarketing se baseiam em vendas e ofertas, por isso são tão indesejáveis. No entanto, na teoria, seremos menos importunados por elas.

O que não está claro ainda é se o consumidor poderá bloquear estes números em bloco, ou seja, todas as chamadas com o prefixo 0303, ou se os bloqueios deverão ser feitos um por um.

Se todas as empresas se adequarem usando o código, e se for possível bloquear todas as chamadas com o prefixo 0303, será um grande avanço, o maior que tivemos até hoje nesse quesito.

Por outro lado, entendemos as necessidades das empresas de telemarketing, que, além de empregar bastante pessoas, também precisam desenvolver seu trabalho.

Acredito que com essas novas medidas, poderá haver um equilíbrio entre empresas e usuários, colocando acima de tudo, o respeito pelo consumidor.

Talvez também seja a hora das empresas de telemarketing reverem seus conceitos, inclusive terem um projeto de treinamento para seus funcionários. Na minha visão exige-se muito do colaborador de telemarketing, estipulam-se metas enormes que são, muitas vezes, quase inalcançáveis. Além disso, é necessária uma melhor qualificação através de cursos e ajustes periódicos para os colaboradores. Faltam neles certas habilidades para praticar o trabalho com maior eficiência, sem prestarem um papel de “inconvenientes” com os usuários finais.

*Atenção: O consumidor pode registrar queixa nos Procons e na Anatel para que a empresa seja punida, se o cadastro for desrepeitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.