Procrastinação

Procrastinar – Deixe isso pra lá

Procrastinar é um problema que existe desde que o mundo é mundo. Tão antigo que Sócrates inventou a palavra “Akrasia” para descrever esse comportamento, que também significa “falta de autocontrole”.

Como conceito ou definição, podemos dizer que procrastinar é o ato de deixar para depois algo que precisamos fazer agora.

Mas por que fazemos isso?

O que acontece conosco que deixamos de agir conforme o necessário?

Procrastinamos mesmo quando sabemos que nosso prazo para realização de uma meta está se esgotando.
Trazendo um pouco de ciência para este assunto, pesquisas de psicologia comportamental apontam que nós somos seres que trabalham com recompensas. E valorizamos mais as imediatas do que as recompensas futuras.

“A melhor maneira de entender isso é imaginando que você tem dois eus: seu Eu Presente e seu Eu Futuro. Quando você estabelece metas para si mesmo – como perder peso, escrever um livro ou aprender um idioma – você está na verdade fazendo planos para o seu Eu Futuro. Você está imaginando como deseja que sua vida seja no futuro. Os pesquisadores descobriram que, quando você pensa sobre o seu Eu Futuro, é muito fácil para o seu cérebro ver o valor de realizar ações com benefícios de longo prazo.”

Não espere. Comece.

Quando, por exemplo, há um trabalho importante para ser feito e com prazo para ser concluído, o correto seria começar a dar os primeiros passos em direção à ação. No entanto, vamos adiando e arrumando desculpas. E arrumando também uma ansiedade dentro da gente. Até que o tempo se esgota e obrigatoriamente precisamos executar o trabalho sob pressão.

Qual é a consequência disso, na maioria das vezes?

Provavelmente a consequência é um trabalho não tão perfeito quanto poderia ter sido. Além disso, nos sentimos culpados e mais ansiosos ainda!
Tenha em mente que o problema não é fazer o trabalho, é começar o trabalho.

Procrastinação é algo controlável. E é possível melhorar esse nosso comportamento com algumas atitudes positivas. Se começarmos a agir, o entusiasmo e motivação aparecerem! Acreditem nisso!

Como parar de procrastinar?

Existem algumas estratégias e você deveria avaliá-las para entender qual delas funciona melhor para você. Eu demorei um pouco para entender o que deveria ser feito para parar de procrastinar. No entanto, hoje me considero uma pessoa que gerencia bem o tempo. Assim, a procrastinação deixou de existir. (na maioria das vezes!)

  • Elimine as tentações.
    Se você tem algo importante para fazer, comece agora. Esqueça tudo que te distrai: redes sociais, telefonemas, conversas paralelas com amigos, etc
    Da mesma forma, elimine outras tentações que tiram seu foco.
  • Faça uma aposta com você mesmo.
    Por exemplo: “Aposto que consigo mandar todas mensagens eletrônicas hoje até às 18h:00”.
    Se eu ganhar, me dou o direito de dormir mais meia hora amanhã. Mas se eu perder, vou acordar meia hora mais cedo para terminar de enviá-los.
    A sensação de dormir um pouquinho mais é uma boa recompensa e você se sentirá motivado para fazer tudo no prazo estabelecido.  Funciona para você? Não sei… Tente!
  • Gerencie seu tempo

    Quando gerenciamos melhor nosso tempo, estamos protegendo nossas ações presentes e futuras.
    Um exemplo que para mim sempre deu certo: Se eu posso adiantar alguma coisa durante o final de semana para que eu ganhe tempo durante a semana, eu faço! Não que isso seja uma regra ou que eu vá prejudicar meu merecido descanso.
    Outro exemplo que para mim funciona e que me ajudou a deixar de procrastinar a atividade física: No dia anterior da academia, caminhada, natação…deixo a roupa, tenis.. tudo separado e pronto! Quando acordo e vejo tudo ali me esperando, me motivo a cumprir o desafio do exercitar fisicamente.

  • Trabalhe com metas alcançáveis
    Não adianta estabelecer metas que vão ser tão difíceis de alcançar! Você acabará procrastinando mesmo!
    Pequenas medidas de progresso ajudam a manter o ímpeto a longo prazo, o que significa que você tem mais probabilidade de concluir tarefas grandes. Quanto mais rápido você concluir uma tarefa, mais rapidamente seu dia desenvolverá uma atitude de produtividade e eficácia.
  •  Mude hábitos.

    Crie uma checklist e avalie se as tarefas que decidiu incluir no seu dia são realmente importantes. Nesta revisão mantenha os tópicos que agreguem de alguma forma e remova as tarefas desnecessárias. Mantenha seu foco e estabeleça uma sequência de afazeres.
    Eu gosto de começar a fazer minha checklist antecipadamente, no dia anterior.  Geralmente anoto algumas coisas mais importantes que preciso realizar. Priorizo esses itens em ordem de sua importância.
    No dia seguinte, concentro-me apenas na primeira tarefa. Trabalho até que a primeira tarefa seja concluída antes de passar para a segunda.
    E assim vou indo, incluo as demais tarefas por ordem de prioridades, realizando uma a uma.
    Quando acontece de não ter tempo suficiente para realizar todas as tarefas, jogo-as para o dia seguinte, conforme relevância.
    Depois que você começa a fazer algo, é mais fácil continuar fazendo.

    E cá entre nós… Riscar a última tarefa de uma lista de afazeres é extremamente gratificante.

Quando você passa a evitar a procrastinação, você começa a ser mais produtivo.
É claro que vão surgir emergências inesperadas e inevitávies.  Resolva-as e volte para sua lista de tarefas prioritárias o mais rápido possível.
“Lembre-se de que  maior obstáculo para terminar a maioria das tarefas é iniciá-las. (Sair do sofá pode ser difícil, mas uma vez que você realmente começa a correr, é muito mais fácil terminar o treino.)
Independentemente do método que você usa, o resultado é o seguinte:
Faça a coisa mais importante primeiro a cada dia e deixe que o impulso da primeira tarefa o leve para a próxima. ”

Vamos tentar?

Leave a Reply

Your email address will not be published.