Mkt Digital: Planejamento

Planejamento: o caminho para o sucesso

Você é uma pessoa que acredita que o planejamento é o caminho para o sucesso?
Acredita que quando planejamos algo ao invés de deixarmos acontecer, as coisas fluem mais assertivamente?
Se você respondeu sim, merece os parabéns!!
Sem planejamento a tendência de se perder pelo caminho é bem maior! 

Na útlima edição falamos sobre o “Começando do zero” no Marketing Digital.
Falamos anteriormente sobre  CONHECIMENTO que é a base para que você possa dar o primeiro passo quando pensa em divulgação nas mídias sociais.

Conhecer bem o seu produto ou serviço é fundamental.  E igualmente importante é conhecer as estratégias e ferramentas que você vai usar nos canais de comunicação.
Além disso, é preciso estabelecer o tipo de conteúdo que você vai adotar, a verba para o projeto, seu público alvo, etc.

A partir do momento que você tem esse conhecimento, é hora de pensar no planejamento.

Um bom planejamento deve ter todas as informações necessárias, tanto sobre o seu negócio, quanto ao mercado em que ela está inserida.

E não vou mentir: dá trabalho ter um bom planejamento.
Demanda tempo, exige dedicação, renúncias (você vai ter que deixar seu final de semana na praia pra depois!!), comprometimento e disciplina!

Em primeiro lugar você vai precisar avaliar em quais canais o seu negócio mais se adequa.
Isso inclui descobrir onde está o seu público alvo, afinal você quer atingi-lo da forma correta e trazê-lo até você.

É importante conhecer bastante o público alvo para que se possa fazer um bom planejamento.

Sem conhecer o seu público fica muito difícil criar estratégias. É através delas que você consigirá maior retorno sobre o seu investimento.

Quando falo em conhecer um público específico, me refiro a mapear tudo sobre aqueles que você quer atingir. Como a localização, idade, sexo, nível educacional,etc, etc.

Essa base de conhecimento sobre o público é uma das partes mais importantes para o ínicio de uma boa divulgação em mídas sociais.
Quando você entende com quem deseja se comunicar, você aumenta a eficiência da comunicação. Você atinge diretamente o seu alvo!

Por isso, tente detalhar ao máximo as preferências do seu público alvo.
Colha as informações mais precisas possíveis, pois a partir do momento que você as identifica, você concentrará seus esforços no potencial cliente.

Estabelecer claramente onde você deseja chegar com o seu negócio faz parte também do planejamento.

Se você compreende que o planejamento é o caminho para o sucesso, comece hoje a colocar tudo isso em prática.  Defina objetivos de curto, médio e longo prazo, assim você poderá mensurar melhor cada etapa das suas estratégias e ações.

Como perceberam essa é uma longa etapa. Quando se quer estar presente nas redes sociais, por exemplo, é bom ter em mente que nada acontece do dia para a noite.

E muito menos acontece sem um bom conhecimento e planejamento.

Nós vamos continuar a falar sobre isso, dando mais algumas dicas na próxima edição.

E se precisar de ajuda, conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *