Perfil de empreendedor

Você tem perfil de empreendedor?

Muitas dúvidas aparecem quando se fala em empreender. E talvez a primeira delas seja: Eu tenho perfil de empreendedor? Se não tenho, posso desenvolvê-lo? Vamos pensar um pouquinho sobre isso…

Todos nós temos perfis comportamentais predominantes que podem influenciar no modo de agir, de tomar decisões, de encarar responsabilidades, etc. E, inclusive, muitos têm um perfil de líder, que facilita muito no momento de começar a construir um empreendimento.

Ter o seu próprio negócio está se tornando cada vez mais o sonho de todos nós.
Jovens ou não, o fato é que muitos querem deixar de ser subordinados no mundo dos negócios. Muitos querem tirar suas ideias do papel e realizar seus sonhos.
Ser empreendedor está sendo para muitos a melhor opção de como seguir com a carreira e com a vida.

Mas é fácil se tornar um empreendedor?
Relativamente fácil, mais para alguns, menos para outros.
No entanto, é preciso entender que para se tornar um empreendedor é preciso conhecer-se muito, entender suas competências e habilidades, suas necessidades, sua capacidade de enfrentar desafios, etc.  Se você não SE conhecer, pode ser que seus negócios não tenham tanto sucesso quanto poderiam.

O autoconhecimento é o primeiro passo.

Para empreender é preciso conhecer suas preferências, como você trabalha melhor, quais são suas expectativas, suas fraquezas e potencialidades.
É preciso também ser uma pessoa criativa, dinâminca e determinada. Comprometimento é fundamental. Geralmente um empreendedor gosta de superar obstáculos e de solucionar problemas. Nunca se intimidam pelas dificuldades.
Você precisa se perguntar também se está disposto a assumir todos os cargos do seu empreendimento, mesmo que temporariamente. Você deve saber que desde o início você irá trabalhar muito e, possivelmente, terá que abrir mão de muita coisa, afinal você terá que investir nos negócios e deixar de lado aspectos mais pessoais.

Além disso, ser empreendedor é também ser líder.

Você será o atendente, supervisor, gerente, diretor, etc. e por isso, é preciso ter em mente que durante todo o tempo será você quem irá conduzir o caminho, quem tomará as decisões, desde as mais simples como aquelas que podem mudar tudo nos seus negócios. Será o líder mesmo!!!

Outro aspecto importantíssimo é não esquecer-se que o caminho não será fácil. Existirão muitos desafios e dificuldades, sendo assim, prepare-se para isso e pergunte se você terá forças suficientes para enfrentar as responsabilidades para conseguir sua liberdade.

O autoconhecimento, além de necessário, fará com que você conheça seus limites e vontades, além de contribuir fortemente para o aprimoramento profissional.
Nesse meio, nada melhor do que se atualizar constantemente. Depois que você se conhecer um pouco mais, entender os motivos reais que estão te levando a novos caminhos, e acreditar em si mesmo, é preciso ir atrás de oportunidades. 

O que é uma oportunidade?

“É tudo. Uma oportunidade é uma possibilidade e tu, assim te permitas, podes tudo. Como acontece todos os dias e a todas as horas, é algo corriqueiro, pequeno, quase invisível, e, por isso, nem sempre é interpretado da melhor maneira.”

Eu sempre falo de um livro que todo empreendedor deveria ler: O segredo de Luisa.

Neste livro o autor nos dá grandiosas dicas e nos incentiva a percorrer caminhos importantes no mundo do empreendedorismo.

Logo no início ele diz:

“É preciso sonhar e buscar a realização do sonho. Ao agir em busca de concretizar o sonho, o indivíduo é dominado por forte emoção e liberta o empreendedor que existe dentro dele, tornando dinâmicas algumas características presentes em todos nós: protagonismo, perseverança, criatividade, liderança etc. O que faz um empreendedor é um conjunto de atitudes e comportamentos que o predispõem a ser criativo, a identificar a oportunidade, a saber agarrá-la. E a encontrar e gerenciar os recursos. ”

Se vale a pena buscar novos desafios e se tornar um empreendedor? Cada um precisa buscar suas respostas através da sua própria experiência.

 

Marcela Alves 
Webwriter – 2make Soluções