Pequenas empresas e o Marketing Digital

Pequenas empresas e o Marketing Digital

Pequenas empresas vivem grandes desafios. No entanto, não importa o seu tamanho. Mesmo que ela seja pequena, o Marketing Digital pode ajudar no seu desenvolvimento e crescimento.

Estamos vivendo a era da agilidade e as transformações acontecem muito rapidamente. Se não ficarmos atentos às mudanças, ficamos obsoletos em curto espaço de tempo.

Assim como a tecnologia avança e transforma o mundo, as pessoas também evoluem em seus conceitos corporativos. Atualmente o consumidor é muito mais seletivo, observador e exigente. Como resultado disso, precisamos manter nosso olhar para as inovações, visto que a concorrência é enorme e queremos crescer como empreendedores que somos.

Vimos grandes mudanças nos últimos anos, principalmente devido à pandemia que nos acometeu repentinamente. Muitas pessoas passaram a usar melhor a criatividade para impor seu negócio no mercado. Consequentemente, as pequenas empresas, já estabelecidas ou não, notaram a importância do investimento em mídias sociais para alavancar seus negócios. 

O Marketing Digital engloba várias etapas e estratégias, que quando aplicadas de forma inteligente, tem como resultado, o sucesso. 

No entanto, quem o vê como somente “gerenciar redes sociais” não sabe das infinitas possibilidades de ações que podemos atuar.

Inicialmente é preciso entender que muitas das ações implantadas funcionam em conjunto para que possam favorecer a pequena empresa. 

Algumas dicas podem ajudar as pequenas empresas a usarem o Marketing Digital a seu favor:

  • Faça um planejamento de suas ações e estabeleça metas bem definidas. 
  • Independente da sua empresa trabalhar com produtos ou serviços, é importante que ela esteja presente nas diferentes redes sociais. Hoje as pessoas estão totalmente conectadas e presentes nas redes. Escolha aquela que mais se adapta ao seu segmento e público alvo. E lembre-se de observar como elas funcionam, pois, cada uma tem suas particularidades.
  • Separe uma verba para investimento nas mídias sociais. Ainda que você disponha de um pequeno recurso financeiro, o resultado pode ser muito mais eficiente.
  • Use ferramentas para mensurar os resultados do seu investimento. Isso ajudará a entender os melhores resultados e ajustá-los da melhor forma.

Certamente, o e-mail marketing continua sendo um canal importante para comunicação com seu público.

Através do e-mail você pode estabelecer algumas estratégias. Mantenha o consumidor informado sobre seus produtos e serviços. Ofereça soluções, dicas, ofertas…E por fim, entregue ao seu potencial cliente tudo aquilo que possa ser importante sobre sua empresa. Apresente o seu diferencial. Porém, não faça propagandas invasivas ou enganosas.

Continuando com mais dicas:

  • Tenha um site ou blog para que as pessoas possam ter mais informações sobre sua empresa.
  • Estabeleça parcerias sempre que possível.
  • Participe de reuniões de negócios, networking online ou presencial. O Marketing Boca a Boca e o Marketing de Ajuda podem fazer a grande diferença!
  • Quando houver necessidade de contratar uma agência, faça de forma responsável e dentro do seu orçamento.
  • Seja consistente em suas ações. Os desafios são muitos, mas todo investimento em Marketing Digital vale a pena quando bem trabalhado.

Lembre-se de o Marketing Digital é para todos e que a pequena empresa pode e deve ter presença online., afinal, atualmente o investimento é uma verdadeira questão de sobrevivência no mundo dos negócios.

 

Se precisar de ajuda, conte com nossa equipe.

Julia Savannah – Webwriter

3 thoughts to “Pequenas empresas e o Marketing Digital”

  1. Bom dia,
    Realmente enfrentamos muitos desafios como pequenos empreeendedores, mas certamente que investir em marketing digital é uma premissa para obetermos bons resultados.
    Marcos

  2. Será que fazendo alguns cursos eu consigo gerenciar minas próprias redes sociais, pois não tenho experinencia e nem dinheiro para pagar uma agencia.

    Marly de Paula Cintra

    1. Olá, Marli, obrigada por estar presente.
      Escolha cursos mais básicos para ir se aperfeiçoando aos poucos, mas consegue sim. Claro que você precisa ser determinada a aprender, fazer testes de estratégias e não esquecer de mensurar resultados.
      Se precisar de ajuda, conte conosco.
      Um abraço

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