Indicadores de Marketing

O que são indicadores de Marketing Digital

Os indicadores de marketing digital são ferramentas importantíssimas para qualquer estratégia de marketing. Principalmente porque eles permitem acompanhar suas campanhas, fornecendo dados muito relevantes.

Antes da era do Marketing Digital, um dos grandes desafios dos profissionais de marketing era monitorar os resultados de uma campanha.

O mundo está cada vez mais conectado e por mais que você hoje prefira o Marketing Tradicional como meio de divulgação para seus negócios, chegou a  hora de rever esses conceitos. É bom pensar em novas estratégias de marketing e entender porque o Marketing Digital é um trabalho tão importante.

Além disso, é preciso entender a importância dos indicadores de marketing.

Existem vários tipos de indicadores para acompanhar uma campanha de Marketing, cada qual com suas funcionalidades e sempre voltados para aspectos diferentes de estratégias e, de uma forma geral, todos existem para definir uma meta a ser alcançada.

Mas antes de começar qualquer campanha de marketing digital é necessário definir os objetivos.

  • Onde você quer chegar com essa campanha? Tendo essa resposta de forma clara é possível elaborar um planejamento assertivo, para depois partir para as ações e, finalmente usar os indicadores para mensurar a trajetória.

Também conhecidos como KPIs, esses indicadores de marketing digital medem, de forma estatística ou quantificada, o desempenho de uma campanha. O objetivo é apontar os erros e acertos de suas ações, gerando informações que ajudem os gestores a tomarem melhores decisões sobre suas estratégias de marketing.

Aqui listamos alguns indicadores bastante importantes no Marketing Digital:

  • ROI – Return on investment, ou retorno sobre investimento.
  • CPL – Custo por lead. Verifica o valor gasto com marketing na criação de e-books, posts, anúncios, disparo de e-mails, e outros, com a quantidade de leads capturados.
  • Funil de conversão
  • Marketing do site – Taxa de rejeição
  • Indicadores de E-mail Marketing/Taxa de abertura/Taxa de cliques de e-mail (CTR)
  • CAC – custo de aquisição de clientes
  • LTV – o valor que o cliente ele gastou enquanto esteve ligado à sua empresa
  • Entre outors

O que se espera é que campanha de marketing digital atinja os resultados esperados. E os indicadores existem para nos ajudar!

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