O que está acontecendo com o Instagram?

Ultimamente temos ouvido muito essa pergunta : o que está acontecendo com o Instagram?
Nós, empreendedores que usamos essa plataforma para atrair clientes e divulgar negócios, notamos que o alcance orgâncio tem caído consideravelmente.

É claro que isso preocupa a todos, afinal precisamos também do Instagram  e queremos ter resultados satisfatórios com o nosso trabalho.

Recentemente o Instagram passou a ocultar os likes.

E dentro desse novo contexto fica a dúvida sobre se isso também passa a interferir no alcance orgânico. Será?

Eu acredito que uma coisa não interfere na outra, mas há quem diga que sim. No meu ponto de vista os likes são apenas uma métrica de vaidade.
E o que começa a contecer agora é que os seguidores vão deixar de ser influenciados pelo número de curtidas. Nós vamos dar um like e fazer um comentário se considerarmos um conteúdo realmente relevante e interessante.

O fato é que temos que nos adequar às novas atualizações do Instagram e investir naquilo que a plataforma exige de nós.

Há quem prefira continuar tentando ter resultados organicamente, mas o tempo que isso demorará para trazer resultados positivos é longo e certamente o trabalho terá que ser muito mais eficiente. Será preciso investir muito mais em conteúdos de altissíma qualidade.

Talvez seja o momento de pensar nos anúncios patrocinados.

Não é necessário investir um valor alto e nem anunciar todos os dias, mas se quisermos um alcance melhor e um resultado a médio prazo, essa é a melhor forma.

Além disso, é bom que se pense em vídeos, stories, IGTV….que é um tipo de conteúdo muito interessante e que o Instagram entrega de forma positiva.  Mesmo que você não seja um expert em produzir pequenos vídeos ou não goste de lives, invista nisso. Certamente você tem assuntos que possam despertar interesse nas pessoas. Se mostre, mostre seu produto, serviço, soluções….enfim, use sua criatividade e não se preocupe em mostrar sua cara! As pessoas gostam disso. E o Instagram também.

Outra coisa que pode aumentar o alcance orgânico é a interação com os seguidores. Já falamos aqui que essa prática é fundamental. Não adianta mesmo só fazer publicações, tem que conversar, perguntar, ser recíproco nos likes. Lembre-se que isso é um trabalho…e dá trabalho!!

Nossa maior dica é que você estabeleça um tempo para essa atividade. Isso não é perder tempo, isso é ganhar confiança do outro, ganhar simpatia, e porque não dizer ganhar um novo cliente?

As mudanças vão acontecer sempre. Hoje funciona assim, amanhã será diferente. Então, se adeque e se atualize diariamente.

Porque, meu amigo, as coisas mudam numa velocidade incrível e a gente tem que se ajustar todos os dias!

Leave a Reply

Your email address will not be published.