É o fim das lojas físicas?

Lojas físicas: qual o futuro delas no mercado?

As lojas físicas serão impactadas e engolidas pelas lojas virtuais?
Talvez seja verdade que muitos estejam com saudade de fazer compras em lojas físicas. Mas também é verdade que com toda transformação digital, somado ao fator “pandemia”, estamos nos acostumando com o novo modelo de consumo – o consumo online.

As lojas físicas vão continuar existindo, mas elas precisam se adequar ao consumidor do século XXI. Estamos vivendo um momento de mudanças comportamentais enquanto consumidores.
Qualquer empresa que continuar a depender exclusivamente do público frequentador de comércio físico pode terá como consequência o fracasso a médio prazo. 

Pesquisas apontam que o fluxo de pessoas em negócios locais caíram muito, no entanto, as vendas continuam sendo significativas e até conseguem um bom crescimento. Como isso é possível?

Segundo a Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros aumentaram o número de compras pela internet e 7% tiveram a primeira experiência online.

As lojas físicas precisam rever seus conceitos!

Presença digital é um dos primeiros requisitos de sobrevivência. Não estamos dizendo que uma loja física precisa fechar as portas e partir somente para um e-commerce, redes sociais ou market place. Absolutamente.
Unir os dois cenários, offline e online,  é o caminho que possibilita o sucesso de qualquer empreendimento no atual mercado.

Outro fator fundamental que deve ser considerado pelas lojas físicas é o investimento na qualificação dos colaboradores. Treinamentos e cursos de relacionamento com o cliente, abordagens de vendas mais humanizadas, marketing pessoal, enfim, toda mão de obra melhor qualificada será um grande diferencial do empreendimento, seja ele qual for.

O modelo multicanal, ou seja, aquela empresa que existe fisicamente, mas que também tem presença digital é a realidade de um futuro muito próximo.

Hoje, em poucos minutos, podemos fazer compras online nos supermercados, pedir comida no restaurante, comprar produtos de beleza, roupas e sapatos, entre tantos outros produtos. Essas empresas não dependem exclusivamente do comércio presencial, e por isso, continuam a vender sempre mais.

As empresas precisam se preparar para o novo mercado consumidor, ou seja,  elas precisam oferecer experiências que facilitem a vida de seus clientes.

Isso gera valor, confiabilidade e muito mais vendas.


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