Home office: será o fim?

Home office: o fim está próximo?

O home office é uma tendência e o sonho de muitos trabalhadores, mas, infelizmente, não é uma realidade que se aplica para todos.

Após meses trabalhando remotamente fica evidente que houve uma adaptação significativa do modelo home office e muitas pessoas gostariam de permanecer trabalhando em casa. Muitos profissionais descobriram que ser produtivo e cumprir suas funções não dependem do lugar onde estejam exercendo sua profissão. Perceberam muitas vantagens nesse novo modelo de trabalho, como exemplo: menos gastos e menos tempo para deslocamento, possibilidade de uma alimentação mais saudável, alguns minutos mais de sono, mais horas com a família, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre tantas outras.

Home office: é claro que no  início foi preciso de algumas adequações, principalmente no quesito disciplina.

Além disso, foi preciso muita maturidade para tornar possível o convívio com várias pessoas em um mesmo ambiente (“pessoas” essas que incluem filhos, pais, avós, esposa, marido, cachorro, gato…. ) .

Foi difícil, houve desentendimentos, o espaço ficou menor. Mas a segurança falou mais alto e quase que obrigatoriamente os ajustes foram feitos. Trabalhar remotamente passou a fazer parte da rotina de muitos com alegria e hoje preferem permanecer assim, se possível. 

Por outro lado, existem pessoas que possuem um olhar mais positivo para a volta ao trabalho.

São aquelas que, talvez, não se adaptaram totalmente ao home office, as que sentem falta da interação com outras pessoas do ambiente corporativo, que têm a necessidade de sair de casa e ter sua rotina como estavam acostumados antes da pandemia.

Hoje, segundo pesquisas, o trabalho remoto é uma preferência de muitos.

A pergunta é: as empresas vão conseguir manter esse modelo home office? Será possível aplicá-lo em todos os segmentos?

Embora muitas organizações estejam se estruturando para a volta de seus colaboradores, elas entendem que será preciso alimentar a ideia a passos lentos.  Talvez adotar o modelo híbrido seja o primeiro passo.

O que é o modelo híbrido de trabalho?

Trabalho híbrido é um novo modelo de trabalho bem diferente do tradicional, que prioriza a permanência na empresa 8 horas por dia, durante toda a semana. O modelo híbrido oferece a flexibilidade para realizar as atividades na empresa, home office ou escritórios flexíveis, como os coworkings.

Pesquisas apontam que a flexibilidade é uma das principais razões pelas quais as pessoas estão considerando o trabalho híbrido a melhor opção. Principalmente para quem pensa em produtividade, segurança e vida mais saudável.

O importante nesse momento é que todos possam voltar ao “mundo normal” da forma mais sábia possível. Com segurança, com equilíbrio e, principalmente, colocando em prática todo o aprendizado que foi adquirido nos últimos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.