Empreender é uma decisão que envolve todos os aspectos da sua vida: seu tempo, seu esforço, seu dinheiro. É um grande desafio.
E, para as mulheres, esse desafio pode ser ainda maior.
Por mais que não haja nenhum estudo comprovando que as mulheres tenham menos chances de sucesso do que os homens no empreendedorismo, elas podem enfrentar diversos obstáculos e dificuldades.
Muitas mulheres se sentem inseguras quando começam a trabalhar por conta própria e muitas acreditam que as barreiras são tantas que acabam desistindo na primeira dificuldade. De fato, esses obstáculos podem parecer intransponíveis, às vezes.
Empreender: Existem desafios que são únicos para as mulheres.
E, neste cenário, o empreendedorismo realmente se torna mais difícil para mulheres do que para os homens. É muito mais provável que mulheres sejam julgadas por correr riscos e ser assertivas com seus objetivos e sonhos.
Talvez seja verdade que nem sempre possuem o mesmo sistema de apoio que os empresários homens e isso pode levá-las ao desencorajamento de seguir em frente.
Mas, você mulher, já pensou que poderia ser mais do que é no momento? Que a empreendedora que você é pode ser também uma pessoa que encontra formas de fazer com que os outros vejam o mundo de forma diferente? E que essa visão é capaz de mudar a maneira como as pessoas vêem elas mesmas? E, quem sabe, as próprias empresas?
Todos nós temos medo.
Para ajudá-la a permanecer no caminho certo e continuar a expandir seus negócios, reunimos algumas dicas sobre como você pode superar esses desafios comuns como empreendedora:
- Não permita que as expectativas de gênero o impeçam de perseguir suas paixões! Você pode fazer qualquer coisa se realmente quiser o suficiente – e isso inclui começar um negócio. Se alguém lhe disser o contrário, lembre-se de que eles não conhecem seu potencial
- Construa relacionamentos fortes com pessoas que acreditam em você e têm seus melhores interesses no coração.
- Busque parcerias e participle de encontros de negócios específicos
- Peça ajuda aos familiares e amigos
- Conte com uma rede de apoio
- Faça sempre uma pesquisa de mercado
- Conheça seus concorrentes
- Esteja presente digitalmente
- Faça cursos, se qualifique, se informe
- Inspire-se em outras mulheres empreendedoras
- Pense em tudo o que você já ultrapassou para alcançar o sucesso. O medo não é mais um obstáculo no caminho. Ele pode ser o combustível para o seu avanço.
- Não deixe que seu medo o impeça de tentar algo novo! Lembre-se de que todo mundo tem pelo menos uma coisa que tem medo de fazer — isso não significa que haja algo de errado com você ou sua ideia; significa apenas que é preciso coragem e determinação para tentar algo novo. E lembre-se de que a coragem é contagiosa – quando alguém vê alguém agindo apesar de seus medos, isso envia uma mensagem de que desistir nem sempre é a resposta!
Lembre-se de que a vida de uma empreendedora é uma aventura. Você precisa sair da zona de conforto e ir à luta por aquilo que você acredita. Tenha coragem para expor suas ideias e riscos. É ser capaz de enfrentar desafios e dificuldades, ou seja, é lutar pelo sucesso!