Dropshipping

Dropshipping – uma ótima forma de empreender

Dropshipping é um modelo de vendas utilizado no comércio eletrônico (e-commerce) e muitos especialistas da economia apostam ser o futuro do mercado mundial.

As formas de comercialização mudaram muito! Só para relembrarmos, antigamente esse sistema de compra e venda era bastante diferente. Passamos pela troca de alimentos e produtos, e fomos evoluindo até chegarmos na moeda como um tipo de dinheiro, por volta do século 17.

Não vamos entrar em detalhes, mas o caminho foi longo e cheio de altos e baixos!

Até que surgiu, há aproximadamente duas décadas, o e-commerce – o comércio de forma eletrônica!

O e-commerce é um setor novo, mas sua evolução foi muito rápida, acompanhando o desenvolvimento da Internet. Ele vem mudando a forma de compra e venda e grandes oportunidades ainda estão por vir.

No Brasil, embora não haja registros oficiais, a primeira loja online foi a Booknet, uma livraria. Depois vieram outras e outras – Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas, Mercado Livre, etc e etc.

“Em 2007 começa a descentralização do e-commerce brasileiro. A popularização dos comparadores de preços e o crescimento acelerado dos links patrocinados do Google, facilita que as micro e pequenas empresas comecem a usar as estratégias de marketing digital com mais facilidade e com custos baixos. Com menos de 500 Reais era possível fazer uma campanha de marketing digital para divulgar sua loja virtual!

Com isso as micro e pequenas empresas puderam começar a competir de igual para igual com os grandes anunciantes, pois as mídias que mais davam certo para o e-commerce passaram a ser os links patrocinados e os comparadores de preços, e houve uma queda brusca nos anúncios com banners em portais.

O faturamento do e-commerce em 2007 no Brasil foi de R$ 6,3 bilhões e o número de brasileiros que já tinham feito uma compra online até então, era de 9,5 milhões.”

A tecnologia e a globalização são fatores que contribuiram muito para que esse novo modelo de negócio pudesse crescer tanto. E vai continuar crescendo.

O momento “pandemia” que estamos vivendo também contribuiu muito para a aceleração do e-commerce.
E assim como muda o modelo de compra e venda, muda também o comportamento do consumidor. Hoje existe uma relação de maior conectividade entre vendedor/consumidor. Além das facilidades nas transações.

Mas vamos pular para o Dropshipping…

Drop – largar
Shipping – remessa

Diferente de quando você tem a sua loja online e mantém todo o seu estoque com você, o Dropshipping baseia-se em receber pedidos de seus clientes sem precisar estocar mercadorias. Você, geralmente, é o responsável somente pelo marketing, vendas dos produto e a gestão da empresa.  O fornecedor parceiro cuidará do envio e faturamento dos produtos para os seus clientes em nome da empresa.

Quais as vantagens do Dropshipping?

  • Baixo investimento para começar um negócio online
  • Alcance de vendas em todas as regiões e para todo tipo de público
  • Maiores opções de produtos –fornecedores diferentes
  • Maior facilidade no gerenciamento da empresa

Primeiros passos:

  • Definir um nicho para seu negócio
  • Fazer uma lista de  produtos que podem ser vendidos por você;
  • Analisar demanda online, preços, etc;
  • Escolher fornecedores de confiança;
  • Criação da sua loja;
  • Definir o marketing;
  • Contar com uma boa equipe

Acreditamos que agora é a hora de investir no dropshipping se você pensa neste segmento como um negócio promissor.
Mas estude bastante antes de começar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.