T-Commerce ou “Television Commerce” (Comércio Televisivo, em português) é, simplesmente, o comércio de televisão que usa a tecnologia da TV Digital para entregar anúncios aos consumidores. Dito isto, o processo permite fazer compras com um clique através da smart TV.
O comportamento do consumidor tem mudado significativamente nos últimos anos, em grande parte devido ao isolamento social causado pela pandemia.
Se pensarmos nos últimos dois anos, vemos muito crescimento nas vendas online.
Atualmente, os principais representantes das compras pela internet são pessoas que nunca compraram online antes. Isso significa que muitos consumidores estão comprando produtos e serviços online pela primeira vez em suas vidas. Em razão disso, surgem novas experiências e mudanças comportamentais significativas do consumidor.
Hoje já sabemos sobre dropshipping e plataformas de e-commerce, marketplaces, etc. No entanto, o T-commerce ainda é uma novidade.
O T-Commerce vem sendo projetado para se tornar viável há bastante tempo.
A pandemia também ajudou a acelerar o planejamento do T-Commerce e fez com que projetos adormecidos ganhassem maior velocidade e interesse.
O Grupo Globo anunciou recentemente uma parceria com a Casas Bahia para fornecer serviços comerciais em tempo real pela TV digital durante programas de TV.
Mas como funcionará o processo de compra do T-commerce na prática?
Segundo comunicado da Globo, “com um comando do controle remoto é possível expandir a interatividade. Ou seja, a tela é dividida com o conteúdo do programa, permitindo que as pessoas acessem produtos e eventuais promoções.
O consumidor é direcionado para a versão mobile do e-commerce da Casas Bahia através de um QR code, o que auxilia o processo de compra”.
Além do QR Code, haverá a possibilidade de usar o controle remoto, reconhecimento facial, o próprio celular, enfim, ainda há um longo caminho a percorrer e testar.
Obviamente, a TV precisa ser interativa, permitindo que os consumidores cliquem nos ícones durante as propagandas ou nos banners enquanto assistem a um canal. Dessa forma, eles poderão comprar seus produtos quando direcionados para as lojas virtuais.
A tecnologia do T-commerce permite que os espectadores comprem qualquer produto ou serviço exibido na tela sem sair do canal que estão assistindo.
Essa possibilidade de conexões rápidas entre marcas e usuários pode fomentar a interação e o interesse de compra instantâneo.
O T-Commerce chegou ao Brasil, mas ainda há muitos desafios e ajustes a serem feitos. O mais importante é criar uma experiência valiosa e conveniente para os consumidores.
Os espectadores ainda precisam entender a tecnologia e usá-la com segurança e conveniência. Isso pode realmente acontecer a médio prazo, mas acreditamos que beneficiará muito a todos nós.
Vamos aguardar a experiência!
Puxa, que interessante! Gostei
Bacana! Acho que deve demorar pra se tornar uma tecnologia viável para o consumidor comum, mas é uma ideia muito boa.
É… o mercado tem que se adaptar rapidamente às necessidades dos consumidores e às oportunidades de negócios. O T Commerce tem grande chances de virar um canal tão popular para compra quanto smarth phone. Excelente matéria!
Boa tarde.
Parece bem interessante. Já estou vendo aqueles canais exclusivos de vendas tipo Shoptime, Medalhão Persa, etc.
Vamos aguardar. No celular já tem algo parecido, vc aponta a camera para uma cena e ele procura itens nessa cena que podem ser comprados. Gostei muito da ideia.