Por que mensurar os resultados nas estratégias de Marketing?

Mensurar resultados como estratégia de Marketing

Mensurar resultados é uma das ferramentas mais importantes dentro do Marketing Digital.  Essa prática permite que você acompanhe os dados e avalie se seu investimento está promovendo os resultados esperados.

Acompanhar os resultados das suas ações é tão importante quanto qualquer outra estratégia, e se você não se preocupa com essa etapa, nada adiantará fazer o seu melhor projeto de vendas de produtos e serviços da sua empresa .

Como mensurar os resultados? – Indicadores de Marketing

Indicadores de marketing digital são ferramentas importantíssimas para qualquer estratégia de marketing. Principalmente porque eles permitem acompanhar suas campanhas, fornecendo dados muito relevantes.

Existem vários tipos de indicadores para acompanhar uma campanha de Marketing, cada qual com suas funcionalidades e sempre voltados para aspectos diferentes de estratégias e, de uma forma geral, todos existem para definir uma meta a ser alcançada.

Mas antes de pensar em qualquer estratégia de Marketing Digital, é fundamental que todos os objetivos estejam claros e bem definidos, para, então partir para um planejamento.
– Onde quero chegar com minhas ações?

Quando definimos os objetivos de forma transparente e assertiva,  você e toda sua equipe podem identificar melhor o desempenho de cada ação realizada pela empresa.

Existem diferentes indicadores e você poderá fazer sua escolha daquele que mais se adequa às suas necessidades para observar o desempenho das mesmas.

Aqui listamos alguns indicadores bastante importantes no Marketing Digital:
  • ROI – Return on investment, ou retorno sobre investimento.
  • CPL – Custo por lead. Verifica o valor gasto com marketing na criação de e-books, posts, anúncios, disparo de e-mails, e outros, com a quantidade de leads capturados.
  • Funil de conversão
  • Marketing do site – Taxa de rejeição
  • Indicadores de E-mail Marketing/Taxa de abertura/Taxa de cliques de e-mail (CTR)
  • CAC – custo de aquisição de clientes
  • LTV – o valor que o cliente ele gastou enquanto esteve ligado à sua empresa
  • Entre outros
Qual o melhor momento para mensurar os resultados da minha estratégia?

É comum que muitas empresas só avaliem os resultados no final de um projeto. Agindo dessa maneira, você poderá perder tempo e dinheiro!
O ideal é fazer um acompanhamento periodicamente, mesmo que as ações não tenham sido concluídas ainda.

Isso permitirá que você possa avaliar e fazer ajustes, conforme necessário. Observar através de relatórios, se o planejamento das suas ações estão promovendo resultados eficientes conforme esperado é o fator primordial para que tudo resulte em sucesso.
Quando se trata de mensurar resultados, você deve pensar em uma palavra: teste. Por meio de testes e monitoramento contínuo, você e sua equipe poderão avaliar os indicadores de desenvolvimento e o escopo de cada ação para que possam investir mais nas futuras estratégias de marketing.

Lembre-se de que mensurar resultados é ganhar tempo para chegar ao destino certo!


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