Você é uma pessoa que acredita que o planejamento é o caminho para o sucesso?
Acredita que quando planejamos algo ao invés de deixarmos acontecer, as coisas fluem mais assertivamente?
Se você respondeu sim, merece os parabéns!!
Sem planejamento a tendência de se perder pelo caminho é bem maior!
Na útlima edição falamos sobre o “Começando do zero” no Marketing Digital.
Falamos anteriormente sobre CONHECIMENTO que é a base para que você possa dar o primeiro passo quando pensa em divulgação nas mídias sociais.
Conhecer bem o seu produto ou serviço é fundamental. E igualmente importante é conhecer as estratégias e ferramentas que você vai usar nos canais de comunicação.
Além disso, é preciso estabelecer o tipo de conteúdo que você vai adotar, a verba para o projeto, seu público alvo, etc.
A partir do momento que você tem esse conhecimento, é hora de pensar no planejamento.
Um bom planejamento deve ter todas as informações necessárias, tanto sobre o seu negócio, quanto ao mercado em que ela está inserida.
E não vou mentir: dá trabalho ter um bom planejamento.
Demanda tempo, exige dedicação, renúncias (você vai ter que deixar seu final de semana na praia pra depois!!), comprometimento e disciplina!
Em primeiro lugar você vai precisar avaliar em quais canais o seu negócio mais se adequa.
Isso inclui descobrir onde está o seu público alvo, afinal você quer atingi-lo da forma correta e trazê-lo até você.
É importante conhecer bastante o público alvo para que se possa fazer um bom planejamento.
Sem conhecer o seu público fica muito difícil criar estratégias. É através delas que você consigirá maior retorno sobre o seu investimento.
Quando falo em conhecer um público específico, me refiro a mapear tudo sobre aqueles que você quer atingir. Como a localização, idade, sexo, nível educacional,etc, etc.
Essa base de conhecimento sobre o público é uma das partes mais importantes para o ínicio de uma boa divulgação em mídas sociais.
Quando você entende com quem deseja se comunicar, você aumenta a eficiência da comunicação. Você atinge diretamente o seu alvo!
Por isso, tente detalhar ao máximo as preferências do seu público alvo.
Colha as informações mais precisas possíveis, pois a partir do momento que você as identifica, você concentrará seus esforços no potencial cliente.
Estabelecer claramente onde você deseja chegar com o seu negócio faz parte também do planejamento.
Se você compreende que o planejamento é o caminho para o sucesso, comece hoje a colocar tudo isso em prática. Defina objetivos de curto, médio e longo prazo, assim você poderá mensurar melhor cada etapa das suas estratégias e ações.
Como perceberam essa é uma longa etapa. Quando se quer estar presente nas redes sociais, por exemplo, é bom ter em mente que nada acontece do dia para a noite.
E muito menos acontece sem um bom conhecimento e planejamento.
Nós vamos continuar a falar sobre isso, dando mais algumas dicas na próxima edição.
E se precisar de ajuda, conte conosco!