Quando decidimos dar inicio a um novo negócio, colocar em prática o nosso lado empreendedor às vezes nos esquecemos de que por muito tempo seremos toda a gerencia do empreendimento e por conta disso, deveremos ser “líderes” e não “chefes” daqueles que nos acompanharão nessa jornada.
Mas ainda que essa não seja a situação, que estejamos, por exemplo, apenas dando continuidade a função que já exercemos em uma empresa, o “ser líder” pode ser muito mais importante do que estar em um cargo de chefia.
Para nos tornarmos líderes melhores precisamos entender a diferença entre ser um chefe e ser um líder. Segundo as autoras Carolina da Cunha e Marilda da Silva “é preciso diferenciar o chefe que detém poder (ou seja, que está num cargo de gerência e, por conta dele, pode influenciar outras pessoas) e do líder que tem autoridade: pessoa que, naturalmente, é destacada dentro da organização e consegue inspirar os colegas com suas ideias.”.
Um bom líder deve ter uma equipe empreendedora e fazer com que cada colega se sinta parte do processo e geração de valor da empresa, dando a eles inspiração necessária para que possam colaborar efetivamente. Além disso, é necessário que um bom líder ouça sempre os seus colaboradores e suas idéias inovadoras, estimulando suas competências e dando oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e profissional, através de cursos de capacitação e reciclagem, na medida do possível.
Um bom líder precisa também cuidar do bem estar de todos, saber administrar o bom andamento do trabalho da equipe, ajudando-os na direção mais assertiva do caminho a ser percorrido. O papel de um bom líder não se concentra em delegar tarefas e solicitar resultados, é fundamental que ele também participe de todo o sistema de desenvolvimento e produção da empresa.
Assim, ser líder pode ser muito mais válido do que ser chefe, a inspiração tem muito mais efeito do que a imposição, uma equipe que se sente inspirada por aqueles que trabalham ao seu lado com certeza será muito mais eficiente e feliz.
Agora, responda nossa pergunta: Você se considera um bom líder?
A 2Make Soluções, pode ajudar a sua empresa na organização das estratégias para uma comunicação interna eficiente, treinamentos de equipes voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvimento da liderança (Leader Coach), auxílio na automotivação, superação de bloqueios, despertar habilidades corporativas, profissionais e mudar o estilo de vida, assim como palestras, dinâmicas, etc, fazendo com que você e seus colaboradores se tornem mais comprometidos, engajados e felizes na organização, resultando em um trabalho de qualidade, eficiência e sucesso de todos os envolvidos.