Procrastinação

Procrastinação x Produtividade

Procrastinação é arte de deixar pra depois!
Você tem um projeto com o prazo determinado para o start. Você sabe que deveria começar a trabalhar “ontem”, mas você não consegue começar. Quem nunca?

Esse cenário é mais comum do que se imagina. Quantos de nós já não fizemos isso e repetimos a mesma atitude diversas vezes?

Sabemos que o projeto é importante e demanda tempo, habilidade, estudo, estratégias e dedicação. Mas ao invés de nos entregar totalmente a ele, vamos nos envolvendo a outras atividades  – não menos importantes, talvez, mas que tira nosso foco.
Nos distraímos com nossos e-mails, redes sociais, aplicativos, uma conversinha com amigos…e quando nos damos conta lá se foi nossa manhã.

Procrastinação é isso: deixar pra depois!

Porque isso acontece? Porque agimos com irresponsabilidade e achamos que teremos todo o tempo do mundo para cumprir nossas metas e correr atrás dos nossos objetivos?

Segundo algumas pesquisas científicas, o cérebro pode estar tentando nos enganar. Um estudo realizado pela Universidade de Yale descobriu que o cérebro tenta simular trabalho produtivo enchendo seu tempo com outras tarefas pequenas e facilmente realizáveis fora daquilo que é relevante. Você não estará realizando nada do seu projeto importante, mas considera que está sendo produtivo.

Uma bela desculpa para não se envolver com seu projeto, não é mesmo?

Procrastinação moderada não é o fim do mundo, mas ela tem limite.

É importante que nos organizemos para que nossas ações agreguem produtividade.

Para que você possa amenizar esses problemas de procrastinação, seguem algumas dicas:

  • Divida seu projeto em etapas.
  • Crie diariamente uma lista de atividades (possíveis) que precisa realizar de acordo com as etapas.
  • Comece pelas pequenas tarefas do seu projeto: Experimente começar pelas coisas menores, de rápida conclusão. É o aquecimento inicial.
  • Faça pequenas pausas entre uma atividade e outra. Tome um café, relaxe um pouco e volte imediatamente para o projeto. Pesquisam apontam que mais de 50% das pessoas que sofrem com stress elevado no trabalho perdem significativamente sua produtividade.
  • Descubra o que pode dar um gás quando você estiver cansado e disposto a procrastinar. Algumas pessoas gostam de ouvir música enquanto trabalho, outras de fazer um alongamento antes de começar. Seja lá o que te motiva, considere o seu ritual de motivação.

O fato é que todos nós procrastinamos uma vez ou outra. O que não podemos e deixar essa atitude tomar conta de nós com frequência. Só assim seremos realmente mais produtivos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.